Ceac´s contabilizam mais de 434 mil atendimentos ao cidadão neste ano

10 de agosto de 2021 - 15:09

O Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), vinculado à Secretaria de Estado da Administração (Sead), apresentou o levantamento do mês de julho que encerrou com 72.028 atendimentos. No acumulado do ano, as seis unidades já contabilizam 434.445 atendimentos prestados ao cidadão. Um aumento de 59.88% com relação ao mesmo período do ano passado.

Dos serviços ofertados no último mês, 34% dos atendimentos foram no Ceac do Riomar Shopping. A unidade registrou 24.551. Um total de 31% ocorreu na Rua do Turista, que registrou 22.167. As demais unidades – Rodoviária Nova, Aracaju Parque Shopping, Lagarto e Itabaiana – somaram 35% com 11.827, 8.599, 2.903 e 1.981 atendimentos respectivamente.

De acordo com o levantamento, entre os serviços mais procurados pela população no último mês estão os prestados pelo Banese, Detran, SSP, Sead, Deso, Energisa e AracajuCard.

O relatório apontou ainda um alto índice de desistência e não comparecimento dos cidadãos nos serviços agendados. A taxa de ausência no Riomar Shopping foi de 3,3%; Rua do Turista 3,0%; Aracaju Parque Shopping 1,3%; Lagarto 0,8%, Rodoviária 0,5% e Itabaiana 0,4%.

Em razão do aumento na taxa de ausência, a diretora geral da rede Ceac, Ana Paula Menezes, ressalta a importância do cancelamento. “Com as unidades atendendo uma quantidade reduzida por conta da pandemia, nosso esforço é para que todo o cidadão que realmente precise passar pelo atendimento presencial tenha acesso ao serviço o quanto antes. Por isso, solicitamos àqueles que eventualmente não possam comparecer na data marcada, que façam o cancelamento possibilitando que outra pessoa possa utilizar a vaga disponível”, afirma.

Paula esclarece ainda que o não comparecimento ao serviço previamente agendado, sem o cancelamento prévio, o cidadão só poderá solicitar um novo atendimento após 30 dias. “O bloqueio, que acontece de forma automática, antes era de 15 dias, passou para 30 dias”.

Além do atendimento presencial, a rede Ceac oferece mais de 100 serviços de forma digital. Todos os serviços online ofertados podem ser conferidos no site do Ceac, através do link https://www.ceac.se.gov.br/category/status/servicos-online/.