Comissão Mista de Trabalho criada pelo Governo de Sergipe volta a discutir valorização dos servidores da segurança pública

21 de março de 2024 - 16:03

Foram discutidas propostas de valorização da polícia penal, papiloscopistas e peritos oficiais

Esta quinta-feira, 21, foi o segundo dia de reuniões da Comissão Mista de Trabalho criada pelo Governo de Sergipe objetivando discutir e apresentar propostas de valorização dos servidores da segurança pública do Estado. Nas duas reuniões, realizadas na Sala de Situação da Secretaria de Estado da Administração (Sead), foi ouvida a Polícia Penal.

Ao iniciar as reuniões, a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, que é a presidente da Comissão Mista de Trabalho, destacou que o momento representa o início do diálogo para que o governo possa construir conquistas para as categorias da polícia dentro da realidade orçamentária e, consequentemente, o fortalecimento da segurança pública em Sergipe. “Um desafio é estabelecer um procedimento de trabalho, mas temos contado com a cooperação dos sindicatos que estão, de forma madura, entendo que é um momento importante para avançar”, considerou a secretária.

A primeira reunião desta quinta foi iniciada às 9h30, com o Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindipen). A entidade foi representada pelo presidente Wesley de Souza, que avaliou o encontro como positivo. “Está dentro da nossa expectativa. Parabéns ao governador Fábio Mitidieri por criar a comissão nesse formato, incluindo e percebendo a Polícia Penal como parte da segurança pública. Temos certeza que, ao final da comissão, chegaremos a um consenso positivo para todos os lados”, disse.

A segunda reunião, iniciada às 11h30, foi com o quadro de carreiras de atividades periciais da Coordenadora Geral de Perícias (Cogerp) e teve a participação do presidente da Associação Sergipana de Papiloscopistas de Carreira (Aspac), Washington Barreto, e do presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Sergipe (Simpose), Klebson Soares Nascimento.

“Acho que é um ambiente propício para a gente discutir e trazer as demandas. Estou otimista para o desenvolvimento das próximas reuniões”, afirmou o presidente do Simpose, Klebson Soares.

O presidente da Aspac também considerou a primeira reunião com a Comissão Mista bastante positiva. “A expectativa é que sejam acordados aqui os pleitos da nossa categoria, os papiloscopistas”, pontuou Washington Barreto.

A atuação da Comissão Mista de Trabalho visando discutir propostas de valorização dos servidores da segurança pública teve início na quarta-feira, 20. Foram ouvidos representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, representados pela Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise), Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (Asimusep), Associação dos Militares da Reserva e Pensionistas (Asmirp) e a União da Categoria Associada do Estado de Sergipe (Unica).

Pela Polícia Militar, foram ouvidos o Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol) e Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol).

Comissão de Trabalho

A Comissão de Trabalho foi instalada na última segunda-feira, 18, pelo governador Fábio Mitidieri, com a presença de gestores, equipe técnica e representantes da sociedade civil organizada. O decreto de formação da comissão foi assinado em 19 de fevereiro.

O objetivo da comissão é discutir tabelas salariais, estrutura de carreira, gratificações, quantitativos e outros temas correlatos, sempre com atenção às demandas de cada categoria. Pelo decreto de formação da comissão, todas as propostas devem estar em acordo com a realidade financeira e com o equilíbrio fiscal de Sergipe.

Composição

Integram a comissão os secretários da Administração, Fazenda, Segurança Pública, Justiça, Governo, Planejamento e a Procuradoria-Geral do Estado. No apoio técnico, são integrantes três membros da Secretaria de Estado da Administração; três membros da SSP; um membro da PM; um membro do Corpo de Bombeiros Militar; um membro da Sejuc; um membro da Sefaz; um membro da PGE; um membro do SergipePrevidência; um membro da Seplan e um membro da Assembleia Legislativa de Sergipe.