Encerrou nesta quarta-feira, 30, a primeira etapa do projeto de Ginástica Laboral e Pilates para os servidores da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). A implantação, através da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe (Esapgese), teve como intuito melhorar a relação do servidor com o trabalho, ocasionando melhorias fisiológicas, psicológicas e sociais.
Na secretaria, a atividade vinha sendo desenvolvida e orientada pelos estagiários de educação física da Universidade Tiradentes (UNIT), todas às quartas-feiras e sextas-feiras, no período matutino, por cerca de 20 minutos.
Para a estudante de educação física e professora de Pilates, Aliene da Silva Rocha, o projeto apresentou resultados concretos, pois embora a implantação seja muito recente, já deu para perceber que foi aceita pelos funcionários. “O sucesso do projeto concentra-se na interação promovida entre os servidores de um modo geral, bem como na consolidação de um projeto de saúde preventiva”, disse.
A servidora Maria José destacou a relevância dessa atividade também na preservação da integridade física dos servidores. “Além das benfeitorias para a saúde dos trabalhadores, como correção da postura, alívio das tensões e diminuição da sensação de fadiga, a prática também melhora a autoestima na medida em que muda a rotina e desenvolve o conhecimento e elasticidade do corpo”, avalia.
Para o gestor André Barroso, uma segunda etapa do projeto encontra-se em planejamento. “A implantação é gradativa e, neste primeiro momento, as aulas de ginástica laboral e pilates aconteceram na sede administrativa da secretaria. Repetiremos a mesma forma exitosa para os servidores dos Ceac’s”, disse, destacando que essa administração tem sido marcada pelo estímulo ao desenvolvimento dos servidores e à melhoria da qualidade de vida.