Escola de Governo capacita servidores e moderniza administração pública

9 de dezembro de 2019 - 17:51

Qualificação de servidores é uma das premissas para um governo que preza pela modernidade da sua gestão. Por isso, a Escola de Administração Pública e Gestão Governamental desempenha um papel importante para o Governo de Sergipe. E os resultados de 2008 foram promissores, com 1772 servidores capacitados e mais de 60 turmas de treinamento, além de outras ações de valorização pessoal e profissional dos servidores públicos estaduais.

Qualificação de servidores é uma das premissas para um governo que preza pela modernidade da sua gestão. Por isso, a Escola de Administração Pública e Gestão Governamental desempenha um papel importante para o Governo de Sergipe. E os resultados de 2008 foram promissores, com 1772 servidores capacitados e mais de 60 turmas de treinamento, além de outras ações de valorização pessoal e profissional dos servidores públicos estaduais.

No ano passado, a Escola de Administração Pública e Gestão Governamental ofereceu diversos cursos importantes em áreas estratégicas, como a segurança pública e as compras governamentais. Também foram oferecidos cursos de atualização em língua portuguesa, informática e Língua Brasileira dos Sinais (Libras), se antecipando a uma determinação do Ministério Público, obrigando que todas as repartições públicas tivessem servidores capacitados a atender o público surdo-mudo.

O secretário da Administração, Jorge Alberto, explica que a Escola desempenha um papel importante na política de valorização do servidor público idealizada pelo Governo Marcelo Déda. “O servidor público deve estar cada vez mais qualificado para que possa desempenhar seu trabalho com qualidade e eficiência. Além disso, esses cursos são uma forma de valorizar os servidores e mantê-los sempre estimulados a crescer pessoalmente e profissionalmente, o que vai se refletir em resultados positivos para o governo e, principalmente, para o cidadão”, afirma Jorge Alberto.

Segurança

Na área de segurança pública, a Escola de Administração Pública ofereceu um curso de combate a crimes virtuais. Na ocasião, 40 policiais e peritos criminais tiveram treinamento com o especialista Claudemir da Costa Santos, que atuou em casos como o do seqüestro do publicitário Washington Olivetto ou do escândalo de corrupção do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta. Foram cinco dias de aulas sobre computação forense, criptografia de dados e combate a fraudes como espionagem industrial e roubo de senhas.

Novas técnicas de policiamento também estiveram na agenda da Escola. Em duas ocasiões, o Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (CATI) esteve em Sergipe para treinar os policiais do Estado. Em setembro, houve um treinamento intensivo para a realização de operações especiais em matas e selvas fechadas. Em dezembro, o Governo de Sergipe promoveu o 1º Swat School do Nordeste, que contou com a participação de instrutores da Swat norte-americana e do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE): uma ação inovadora, que capacitou gratuitamente 100 servidores da Segurança Pública com os melhores profissionais do mundo.

Compras públicas

As licitações e contratos tiveram uma atenção especial da Escola de Administração Pública ao longo do ano. Alguns dos maiores especialistas do país foram convidados para capacitar os servidores que atuam diretamente com as compras do Governo de Sergipe, o que pode explicar os bons resultados nessa área em 2008 – (foram economizados R$ 100 milhões em pregões e dispensas eletrônicas, enquanto no ano anterior haviam sido economizados R$ 62 milhões). O programa de treinamento para o setor de compras se iniciou com o curso de capacitação de pregoeiros, promovido em junho e conduzido pela palestrante Valéria Cordeiro, profissional premiada no 2º Congresso Brasileiro de Pregoeiros em 2007.

Ao longo do segundo semestre, foram promovidos cursos de sistema de registros de preços e contratação direta, ambos ministrados por Edgar Guimarães, autor de vários livros sobre administração e licitações públicas. Em novembro, a Escola também promoveu um curso de gerenciamento de frota de veículos. O palestrante convidado foi o engenheiro mecânico Piero di Sora, que tem quase 40 anos de experiência na área de gestão de transporte e atua como consultor de empresas nacionais e internacionais. A área de contabilidade pública também foi lembrada no cronograma da escola, com palestra do especialista João Fortes, professor da Fundação Getúlio Vargas.

Valorização

Além dos cursos de capacitação, a Escola de Administração Pública tem o papel de valorizar o servidor público e lhe proporcionar qualidade de vida. Várias ações foram realizadas nesse sentido, a exemplo da promoção de um curso de informática para filhos de servidores durante as férias de janeiro. Ao todo, 170 crianças e adolescentes aprenderam gratuitamente conceitos básicos de informática.

A Escola também firmou parcerias com as escolas British and American e Aliança Francesa para que os servidores públicos tivessem condições especiais para realizar cursos de idiomas. Com isso, os servidores do Governo de Sergipe passaram a ter descontos de até 60% no valor do curso. O benefício também vale para os maridos, esposas e filhos dos servidores.

Novidades

Diante de tantos resultados positivos, a motivação para futuras mudanças aumenta. E a construção da sede própria da Escola de Administração Pública representa bem esse momento. A construção do novo prédio, que está sendo feita com recursos provenientes do Programa Nacional de Apoio à Modernização dos Estados e do Distrito Federal (PNAGE), já está em andamento e deve ser finalizada até o final do ano. Além disso, também existe um projeto para mudar a figura jurídica da Escola e transformá-la em uma fundação estatal, de modo que obtenha mais autonomia para realizar as suas ações.

No final do ano passado, foi realizado um levantamento junto aos órgãos para que fossem apontadas as principais necessidades de treinamento para os servidores. Com base nos dados obtidos, a Escola de Administração Pública está preparando o plano de capacitação para 2009, com a programação dos cursos que serão realizados ao longo do ano. Normalmente, serão priorizadas as áreas de maior interesse para a administração pública e seus servidores.

Por último, a Secretaria da Administração está preparando o 1º Congresso Estadual de Gestão Pública para ser realizado ainda no primeiro semestre. Será uma oportunidade para a divulgação e discussão de práticas e ferramentas inovadoras na administração pública. Mais uma forma de modernizar as ações do Governo de Sergipe.

O secretário Jorge Alberto vê essa ação como um marco positivo para a Escola de Administração Pública. “Queremos mostrar que a Escola pode desempenhar um papel ativo e estratégico dentro do planejamento governamental. Com a realização de um congresso de grande porte, estaremos trabalhando para que o Governo Marcelo Déda desempenhe seu trabalho de forma cada vez mais qualificada e eficiente”, afirma.