Escola de Governo dá início a curso de Língua Brasileira de Sinais para servidores do Estado

15 de maio de 2024 - 07:49

O curso irá ocorrer todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h

 

Teve início nesta terça-feira, 14, o módulo básico do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ofertado pelo Governo do Estado, por meio da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental (Esapgese), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead). O curso irá ocorrer todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na sala de aula da Escola de Governo, com previsão para encerramento no dia 20 de agosto, totalizando 80 horas/aula.

Durante o curso, os participantes serão introduzidos aos aspectos fundamentais da Libras, abordando sua cultura, história, identidade surda, além de aspectos linguísticos como fonologia, morfologia e sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais também serão apresentadas, assim como o processo de aquisição da língua, considerando as diferenças e similaridades com a língua portuguesa.

Para o professor Leonardo de Jesus Lima, o curso é de extrema importância, já que até mesmo a legislação reconhece a Língua Brasileira de Sinais como a língua própria da comunidade surda e como meio de inclusão na sociedade de forma geral. “Neste curso, os servidores terão a oportunidade de aprender a se comunicar com os surdos, caso surja alguma necessidade”, informou o professor, que espera que os alunos se desempenhem bem, tenham confiança e interajam com esforço e dedicação. “É possível aprender a língua de forma tranquila e eficaz”, acrescentou.

A enfermeira Maria Valdinete da Silva destaca que o curso poderá auxiliar no atendimento aos seus pacientes. “Tenho muita dificuldade de comunicação com os pacientes surdos, e já estive em vários eventos em que tanto eu quanto os médicos não sabíamos como nos comunicar com esses pacientes. Agora, minha prioridade é aprender Libras para lidar com essas dificuldades”, pontuou.

Para a servidora da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) Naiana Lima, o curso será bastante proveitoso, pois a ajudará em diversas situações. “Acho muito importante a inclusão dessas pessoas na sociedade. Vejo como uma obrigação”, destacou.

Servidor da Secretaria de Estado da Assistência Social, Raiki Andrade classificou o curso como um momento de muito aprendizado, pois capacita os servidores a auxiliar pessoas surdas da maneira correta. “É a nossa segunda língua dentro do nosso país, então esse é um momento de grande importância para todos, pois promove o aprendizado de conhecer um pouco mais da Libras, que é tão importante para proporcionar a inclusão das pessoas na nossa sociedade”, explicou.

O servidor da Sead Alisson Ribeiro ressaltou que sua expectativa para o curso é relembrar seus velhos tempos de aluno de Libras, além de poder passar o conhecimento adquirido no curso para outras pessoas.