Objetivo do curso é capacitar os servidores estaduais que lidam com o patrimônio para utilizar o sistema informatizado disponibilizado pelo Estado de Sergipe
O curso do Sistema de Gestão de Patrimônio Móvel Estadual (SGP) promovido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, teve seu encerramento nesta quarta-feira, dia 5. O curso teve início na manhã da terça-feira, dia 4, e foi direcionado aos servidores públicos que atuam na área de Patrimônio do Estado de Sergipe.
A iniciativa teve como objetivo capacitar os participantes no uso e gerenciamento eficiente do sistema, proporcionando um melhor controle e gestão dos bens móveis do estado.
Durante os dois dias de curso, ministrado por Victor Oberdan Alves Rezende, servidor da Superintendência de Patrimônio da Sead, foram abordados diversos temas relacionados ao sistema, como a entrada de bens, transferências internas e externas, consulta de patrimônios, cadastro auxiliares e a aplicação do SGP na gestão patrimonial.
Victor destaca que a proposta do curso foi fornecer instruções aos servidores públicos sobre a gestão de patrimônio móvel por meio do uso da ferramenta informatizada, ou seja, do Sistema de Gestão de Patrimônio (SGP). Ele ressalta que a expectativa é que todos os participantes compreendam o funcionamento do procedimento de gestão no sistema e sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em suas atividades profissionais.
Para Juliana Dória que atua na Casa Civil, o curso foi de extrema importância para aprimorar as práticas de trabalho e para unificar as informações fortalecendo a integração entre os órgãos, especialmente no que diz respeito ao cadastramento e emissão de relatórios. “Esses processos têm um impacto direto no patrimônio do órgão. O sistema de controle de patrimônio foi abordado de forma prática e objetiva durante o curso”.
Ainda segundo Juliana a abordagem prática e objetiva foi bastante relevante, pois permitiu esclarecimentos com as tarefas diárias. “Agora temos uma compreensão mais sólida sobre como lidar com essas atividades de maneira eficiente. Estamos confiantes de que as novas habilidades adquiridas nos ajudarão a aprimorar nosso desempenho e garantir um controle mais efetivo de nosso patrimônio”.
José Ihan, do setor de patrimônio da Fundação Renascer, afirma que a capacitação auxilia no aprimoramento das atividades e na gestão eficiente do patrimônio do estado, principalmente quando se trata de transferências entre unidades administrativas e gestoras.
“Uma das principais vantagens do curso é facilitar os trâmites necessários nesses processos. Ele nos proporciona um direcionamento claro e prático, fornecendo as orientações e as melhores práticas para o desenvolvimento de nossas atividades de forma eficaz”, disse José Ihan. Reforçando que com as informações e conhecimentos adquiridos durante o curso sairá mais preparado para lidar com as demandas e os desafios da gestão de patrimônio.