Escola de Governo promove palestra ‘Saúde mental, a vida pede equilíbrio’ para servidores

10 de fevereiro de 2023 - 16:24

Com o objetivo de conscientizar o servidor público sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, a Escola de Administração Pública e Governamental de Sergipe (Esapgese), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), realiza na próxima terça-feira, 14, às 10h, a palestra ‘Saúde mental, a vida pede equilíbrio’. O evento acontecerá no auditório da Sead e será ministrado pelo psicólogo clínico do Núcleo de Atenção ao Servidor do Centro Administrativo da Saúde (CAS/SES), Demétrio Sérgio dos Reis.

A superintendente Geral de Recursos Humanos da Sead (SGRH), Natália Lessa, ressalta que é muito importante a atenção com a saúde mental dos servidores e o cuidado que o Governo do Estado está tendo em trazer essa reflexão neste início de ano, especialmente por conta do período pandêmico vivenciado. “Espero que nossos servidores sejam multiplicadores das informações, não só em seus locais de trabalho, mas também no meio social em que vivem”, pontua.

O especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental de Sergipe André Luís Barroso Figueiredo, integrante da equipe da Escola de Governo, ressalta que o tema trata de uma questão muito preocupante. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstrou em seus estudos que o Brasil é o número um em transtornos da mente. Então, dentro desse contexto, entendemos que não só essa palestra, mas outras que também envolvam a saúde do servidor devem ser trabalhadas dentro do âmbito da administração pública”.

Reforçou que a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Rodrigues, instruiu a SGRH a implantar dentro da pasta uma cultura organizacional para tratar da saúde do trabalhador. “Nesse sentido, a Escola de Governo vem trabalhando, em parceria com a SGRH, para organizar as palestras relacionadas à saúde do servidor. E o primeiro tema será saúde mental”, disse o especialista, ao afirmar que é preciso mudar a cultura organizacional. “Nosso foco é que o trabalhador olhe as situações, associe a questão de saúde e proponha mudanças para melhorar tanto a sua saúde como a dos demais servidores”.

Os servidores interessados devem se inscrever no link http://sisoc.escola.se.gov.br/cursosAbertos.