Página destinada a repassar informações e orientações sobre o eSocial para as entidades e órgãos públicos do Estado de Sergipe.
Disponibilizamos o endereço eletrônico suporte.sipes@sead.se.gov.br para contato.
O canal de e-mail suporte.sipes@sead.se.gov.br se destina ao atendimento exclusivo de questões técnicas relacionadas ao SIPES, tais como dúvidas sobre como utilizar o sistema, reportar bugs operacionais ou sugerir melhorias.
Uma vez que as demandas solicitadas através do e-mail são encaminhadas à equipe de Tecnologia da Informação da SEAD, dúvidas sobre matéria contábil ou direito material (aplicação ou interpretação da lei, no caso concreto) não serão esclarecidas. Nesses casos de dúvida sobre cálculos ou a aplicação do direito, as demandas devem ser encaminhadas, formalmente via e-doc, para os órgãos competentes dentro da estrutura administrativa do Estado, entre eles, a Superintendência Geral de Recursos Humanos da SEAD e a Procuradoria Geral do Estado, de acordo com o tema.
Ademais, deixamos a seguinte relação se sites a fim de fornecer outros meios de sanar eventuais dúvidas:
Alguns dos vídeos a seguir possuem explicações e orientações em áudio. Sendo assim, recomenda-se que os escute com volume do computador ligado, prestando atenção às instruções.
Além disso, seguindo a lógica de faseamento do projeto de eSocial, de forma semelhante recomenda-se que os vídeos sejam assistidos na ordem da numeração exposta aqui, uma vez que o avanço para a etapa seguinte depende da implementação da fase anterior.
As telas do eSocial no SIPES só estão liberadas para os perfis habilitados. Para solicitar a liberação desse nível de segurança, deve-se baixar o termo de responsabilidade, preenchê-lo com os dados requisitados e enviá-lo ao e-mail suporte.sipes@sead.se.gov.br
0 – Tutorial para instalar certificado A1
1- Apresentação do portal do eSocial
2 – Conferência de informações e parametrizações
1ª fase: Eventos de tabelas – Cadastro de informações do empregador
3 – Envio do S-1000
4 – Mostrando S-1000 no portal do eSocial
5 – Mostrando S-1005 e S-1020 não cadastrados no portal do eSocial
6 – Envio do S-1005
7 – Mostrando S-1005 no portal eSocial
8 – Envio do S-1020
9 – Mostrando S-1020 no portal eSocial
10 – Resumo – Finalização do envio de informações de órgãos
2ª fase: Eventos não periódicos – Cadastro de informações dos empregados
Admissão de servidores e cessão
Antes de fazer a admissão dos servidores, é necessário informar ao suporte.sipes@sead.se.gov.br os horários de trabalho praticados em seus órgãos, visando ao cadastramento dessas informações no SIPES. O modelo do documento para prestação dessas informações pode ser baixado através do seguinte link: MODELO – Solicitação de cadastro de horários e turnos
11 – Estatutários efetivos – S-2200
12 – Comissionados sem vínculo – S-2200
14 – Estagiários – S-2300
15 – Cessão – S-2231
Demais eventos não periódicos
Os envios dos demais eventos não periódicos, como afastamentos temporários, desligamentos, reintegração, são feitos a partir das telas do SIPES de “Consulta > Ocorrência”, com exceção do envio de férias, que é feito pelo módulo de férias do SIPES.
Quais ocorrências são consideradas como afastamento ou desligamento para o eSocial? Deve-se verificar a “tabela 18 – motivos de afastamento” e “tabela 19 – motivos de desligamento” do eSocial.
Abaixo, estão disponibilizados os vídeos com orientações de como realizar alguns desses envios:
16 – Férias – S-2230
18 – Exoneração – S-2299
3ª fase: Eventos periódicos – Informações de folha
20 – Envio em lote dos eventos de remuneração – S-1200 e S-1202
21 – Envio individual dos eventos de remuneração – S-1200 e S-1202