eSocial

Última atualização em 4 de outubro de 2022 - 12:38

Página destinada a repassar informações e orientações sobre o eSocial para as entidades e órgãos públicos do Estado de Sergipe.

Disponibilizamos o endereço eletrônico suporte.sipes@sead.se.gov.br para contato.

O canal de e-mail suporte.sipes@sead.se.gov.br se destina ao atendimento exclusivo de questões técnicas relacionadas ao SIPES, tais como dúvidas sobre como utilizar o sistema, reportar bugs operacionais ou sugerir melhorias.

Uma vez que as demandas solicitadas através do e-mail são encaminhadas à equipe de Tecnologia da Informação da SEAD, dúvidas sobre matéria contábil ou direito material (aplicação ou interpretação da lei, no caso concreto) não serão esclarecidas. Nesses casos de dúvida sobre cálculos ou a aplicação do direito, as demandas devem ser encaminhadas, formalmente via e-doc, para os órgãos competentes dentro da estrutura administrativa do Estado, entre eles, a Superintendência Geral de Recursos Humanos da SEAD e a Procuradoria Geral do Estado, de acordo com o tema.

 

Ademais, deixamos a seguinte relação se sites a fim de fornecer outros meios de sanar eventuais dúvidas:

 

Manuais

 

Tutoriais em vídeo

Alguns dos vídeos a seguir possuem explicações e orientações em áudio. Sendo assim, recomenda-se que os escute com volume do computador ligado, prestando atenção às instruções.

Além disso, seguindo a lógica de faseamento do projeto de eSocial, de forma semelhante recomenda-se que os vídeos sejam assistidos na ordem da numeração exposta aqui, uma vez que o avanço para a etapa seguinte depende da implementação da fase anterior.

As telas do eSocial no SIPES só estão liberadas para os perfis habilitados. Para solicitar a liberação desse nível de segurança, deve-se baixar o termo de responsabilidade, preenchê-lo com os dados requisitados e enviá-lo ao e-mail suporte.sipes@sead.se.gov.br

 

0 – Tutorial para instalar certificado A1

1- Apresentação do portal do eSocial

2 – Conferência de informações e parametrizações

 

1ª fase: Eventos de tabelas – Cadastro de informações do empregador

3 – Envio do S-1000

4 – Mostrando S-1000 no portal do eSocial

5 – Mostrando S-1005 e S-1020 não cadastrados no portal do eSocial

6 – Envio do S-1005

7 – Mostrando S-1005 no portal eSocial

8 – Envio do S-1020

9 – Mostrando S-1020 no portal eSocial

10 – Resumo – Finalização do envio de informações de órgãos

 

2ª fase: Eventos não periódicos – Cadastro de informações dos empregados

Admissão de servidores e cessão

Antes de fazer a admissão dos servidores, é necessário informar ao suporte.sipes@sead.se.gov.br os horários de trabalho praticados em seus órgãos, visando ao cadastramento dessas informações no SIPES. O modelo do documento para prestação dessas informações pode ser baixado através do seguinte link: MODELO – Solicitação de cadastro de horários e turnos

11 – Estatutários efetivos – S-2200

12 – Comissionados sem vínculo – S-2200

13 – Requisitados – S-2300

14 – Estagiários – S-2300

15 – Cessão – S-2231

Demais eventos não periódicos

Os envios dos demais eventos não periódicos, como afastamentos temporários, desligamentos, reintegração, são feitos a partir das telas do SIPES de “Consulta > Ocorrência”, com exceção do envio de férias, que é feito pelo módulo de férias do SIPES.

Quais ocorrências são consideradas como afastamento ou desligamento para o eSocial? Deve-se verificar a “tabela 18 – motivos de afastamento” e “tabela 19 – motivos de desligamento” do eSocial.

Abaixo, estão disponibilizados os vídeos com orientações de como realizar alguns desses envios:

16 – Férias – S-2230

17 – Reintegração – S-2298

18 – Exoneração – S-2299

19 – Aposentadoria – S-2299

 

3ª fase: Eventos periódicos – Informações de folha

20 – Envio em lote dos eventos de remuneração – S-1200 e S-1202

21 – Envio individual dos eventos de remuneração – S-1200 e S-1202

22 – Envio dos eventos de pagamento – S-1210

23 – Fechamento de folha – S-1299