Governo abre inscrições para profissionais do ProJovem Urbano, Projovem Campo e Conservatório de Música

9 de dezembro de 2019 - 17:28

O Governo do Estado, através das Secretarias de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e da Educação (Seed), abriu nesta segunda-feira, 30, as inscrições no Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais para os programas ProJovem Urbano e ProJovem Campo. Os programas são fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual, tendo como objetivo promover a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever, mas não tenham concluído o ensino fundamental. Estão abertas também vagas para o Conservatório de Música de Sergipe.

No Programa ProJovem Urbano, 102 profissionais entre educadores e merendeiros  serão contratados de forma temporária, com vínculo de 18 meses e atuarão no ensino fundamental. Também serão contratados profissionais ligados à participação cidadã, turismo e informática, entre outras matérias.

Já para o ProJovem Campo – Saberes da Terra – serão 81 profissionais, nas áreas de linguagens, matérias ligadas as ciências humanas, ciências agrárias, ciências da natureza e matemática, além de cuidadores de crianças, merendeiras e coordenadores de turma, ligados à Pedagogia da Terra. A contratação será para um período de dois anos.

A coordenadora do programa ProJovem Saberes da Terra, Maria José Souza, ressalta que os profissionais devem possuir habilidade e conhecimento de agricultura familiar. “O programa é voltado para alunos que moram na zona rural e possui cinco eixos, o articulador sendo a agricultura familiar e sustentabilidade, além de trabalhar com a metodologia da alternância – tempo, escola e comunidade; por isso a importância do professor ser atrelado a essa área”, disse a coordenadora.

Vagas para o Conservatório de Música

O Governo do Estado também está promovendo uma Processo Seletivo Simplificado para admissão de 15 profissionais para trabalhar no Conservatório de Música de Sergipe. As inscrições também iniciaram nesta segunda-feira, 30.

Para o Conservatório, serão contratados 15 profissionais que irão atuar nas áreas de Curso Técnico e Curso Básico e ministrarão aulas de violino, canto, técnica vocal, teclado, musicalização, entre outras. Para essas vagas, será necessária a comprovação de experiência, mediante a apresentação de documentos comprobatórios exigidos no edital, bem como prova prática.

Inscrições

As inscrições para ambos os processos seletivos devem ser feitas através do site da Seplag, onde os candidatos acessarão a ficha de inscrição. Vale destacar que as inscrições variam de acordo com o programa e cargo, por isso, todos os interessados devem ler atentamente aos editais. Os profissionais e atuarão em diversos municípios como Aracaju, Gararu, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Indiaroba, Pacatuba, Malhador, Pedra Mole, Poço Verde, Simão Dias, Graccho Cardoso, Laranjeiras e Riachuelo.

A Gerente Geral de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Servidores, Zélia Apóstolo, informa que os interessados em participar dos processos seletivos devem ficar atentos ao ato da inscrição, pois uma vez inscrito em um dos cargos, o sistema não permite que seja feita a inscrição em outro do mesmo programa. “As pessoas só podem se inscrever para um cargo em cada um dos processos seletivos, por isso, toda a atenção no ato da inscrição é necessária”, frisa.