Mapeamento identificará oportunidades de melhoria e fortalecerá ainda mais a atuação do Estado nessa área estratégica
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), aderiu ao Panorama de Gestão de Pessoas (PGP), uma iniciativa do Instituto República. O PGP tem o objetivo de mapear o grau de maturidade das políticas e processos de gestão de pessoas nas unidades da federação e oferecer um diagnóstico da área para os estados.
A pesquisa analisará cinco temas centrais: carreiras, seleção e ingresso, gestão de desempenho, gestão de desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho. Para alinhar a parceria entre a gestão estadual e o Instituto República, a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, reuniu-se nesta segunda-feira, 28, com o secretário executivo da pasta, Jorge Araujo, e as lideranças da área de pessoas no âmbito da Sead.
De acordo com Lucivanda, a partir deste mapeamento será possível identificar oportunidades de melhoria e fortalecer ainda mais a atuação do Estado nessa área estratégica. “Iniciamos hoje mais um importante trabalho voltado ao fortalecimento da gestão de pessoas, uma das prioridades da nossa pasta e que está presente em tudo que temos feito, desde os investimentos em formação e capacitação até o cuidado com a qualidade de vida no serviço público estadual. Estamos construindo uma gestão mais humana e para isso contamos com a parceria do Instituto República, uma instituição sem fins lucrativos dedicada ao aprimoramento da gestão de pessoas no setor público”, afirmou.
Para a realização da pesquisa, o Instituto República coletará evidências públicas e analisará legislações, entrevistará lideranças das áreas de carreira, seleção e ingresso, políticas de gestão de desempenho, gestão de desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho da Sead e de outras Secretarias. O relatório final, construído a partir dessas atividades e da mensuração de indicadores, deve ser apresentado até dezembro.
Superintendente-geral de Recursos Humanos da Sead, Bianca Braga avalia a parceria entre a Sead e o Instituto República como um passo decisivo para tornar a gestão de pessoas mais inteligente, estratégica e alinhada à realidade do serviço público estadual. “Ao aderir a essa iniciativa, a administração estadual passa a contar com um espelho fiel, dados concretos, vozes da linha de frente e diagnósticos que revelam com clareza onde estamos e quais caminhos podemos trilhar”, destacou.
Conforme ressaltou o gerente de Carreiras e Estatísticas de Pessoal da Sead, Rafael Lima, essa parceria com o Instituto República reforça o compromisso do Governo de Sergipe com uma gestão de pessoas mais estratégica e qualificada. Segundo informou, o Panorama de Gestão de Pessoas é parte central desse esforço e produzirá um diagnóstico baseado em evidências, para apontar a situação atual e as oportunidades de melhorias e avanços.
“Temos buscado cada vez mais construir soluções em colaboração com o terceiro setor, reconhecendo o valor que essas parcerias agregam à gestão pública. A experiência com a Motriz, que nos apoia principalmente no desenvolvimento de lideranças, é um bom exemplo disso. O Instituto República se soma a esses esforços, fortalecendo o trabalho que temos feito para aprimorar a gestão de pessoas no serviço público”, salientou.