Governo de Sergipe assina acordo de cooperação entre escolas de gestão para fortalecer administração pública

31 de outubro de 2023 - 12:39

A parceria irá ofertar projetos e ações voltados para a realização de atividades de ensino, capacitação e pesquisa nas áreas de gestão organizacional e políticas públicas

 

Objetivando a colaboração técnica e institucional com vistas ao desenvolvimento de programas, projetos e ações de interesse comum, foi assinado na manhã desta terça-feira, 31, um acordo de cooperação técnica envolvendo o Governo de Sergipe e diversas entidades. A ação é voltada à realização de atividades de ensino, capacitação e pesquisas nas áreas de gestão organizacional e políticas públicas. Celebraram o acordo o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), por meio da Escola Judicial de Sergipe (Ejuse); a Secretaria de Estado da Administração (Sead), com a Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe (Esapgese); e a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), com a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap).

Para a secretária da Administração, Lucivanda Nunes, esse acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça é um momento importante. “A gente pretende ampliar essa cooperação para abranger todas as escolas dos poderes estaduais. Com isso, a gente fortalece a rede em Sergipe para apoiar os municípios”, afirmou. A secretária também enfatizou que o objetivo final é que todos os servidores do estado de Sergipe, sejam municipais, estaduais ou dos Poderes, possam ser capacitados e ter uma melhor capacidade técnica e intelectual, compromissados com a sociedade.

Para a desembargadora Iolanda Guimarães, diretora da Ejuse, é de grande importância a parceria com as duas escolas dos governos estadual e municipal. “Isso vai fomentar a discussão não só de temas relacionados à gestão, como também outros que dizem respeito à sustentabilidade e promoção de meios alternativos de pacificação social. Para o Poder Judiciário, esse convênio é de grande relevância, porque a Ejuse está engajada nessa parceria, que propiciará melhorias para todos”, ressaltou.

O diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira, enfatizou a relevância de estabelecer uma rede de Escolas de Gestão Pública que abranja todos os poderes, visando atender aos interesses dos servidores. Ele salientou que tal medida desempenha um papel fundamental na criação de uma participação eficaz e na melhoria da qualificação do servidor público.

Por sua vez, o diretor da Esgap, Bosco Rollemberg, também destacou a importância de estabelecer essa rede de colaboração e a necessidade de compartilhar experiências bem-sucedidas. Além disso, pontuou a necessidade de estabelecer parcerias, frisando a integração entre as diversas Escolas de Governo como um elemento fundamental desse processo.