Governo de Sergipe capacita a alta gestão do Estado em curso de MBA em Administração Pública

1 de julho de 2025 - 13:58

Lançamento de curso voltado à cúpula da gestão estadual marca o coroamento da oferta cursos de pós-graduação pela Escola de Governo nos últimos dois anos e meio

 

O Governo de Sergipe promoveu, nesta terça-feira, 1º, em Aracaju, a aula inaugural do curso ‘MBA Executivo em Administração Pública: preparando lideranças para a gestão sustentável’. Destinada ao alto escalão da gestão estadual, esta é a nova pós-graduação ofertada pela Escola de Governo de Sergipe, resultado de uma parceria construída pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV in Company), instituição que ministrará o curso.

O lançamento desta nova capacitação, explicou a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, representa o coroamento da oferta de cursos de pós-graduação realizada pela Escola de Governo de Sergipe entre 2023 e 2025. “Nesses quase três anos de gestão, seguindo o planejamento estabelecido pelo governador Fábio Mitidieri, estamos atingindo a marca de cerca de 500 servidores matriculados, que já concluíram ou estão cursando, em cursos de pós-graduação em diversas áreas”, destacou.

A secretária da Administração salientou ainda que, nos últimos dois anos e meio, a Escola de Governo de Sergipe já ofertou quase dez cursos de pós-graduação aos servidores estaduais, em áreas como direitos humanos, gestão de pessoas, direito público, controle interno e gestão de excelência em desenvolvimento sustentável na gestão pública.

“Para isso, estabelecemos parcerias com diversas instituições de ensino superior, como a Universidade Tiradentes, a Faculdade de Direito 8 de Julho e agora com a FGV. Esse é um trabalho que busca capacitar os servidores de forma integral, para que possamos qualificar cada vez mais os serviços ofertados pelo Governo do Estado ao cidadão”, afirmou Lucivanda.

O ‘MBA Executivo em Administração Pública: preparando lideranças para a gestão sustentável’ é voltado aos integrantes dos primeiro e segundo escalões do Governo de Sergipe. Com carga horária de 432 horas-aula, o curso será iniciado no dia 10 de julho e ministrado por meio de aulas virtuais síncronas em plataformas digitais, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

Para a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, cursar essa pós-graduação é importante para todas as lideranças da gestão estadual, as quais devem se manter atentas às inovações, para que o governo promova uma gestão pública cada vez mais assertiva e qualificada.

“Esse é o trabalho que a Escola de Governo tem feito ao longo dos últimos anos. Isso significa trazer a qualificação, trazer experiência, trazer a inovação para a gestão, pois é importante estarmos preparados para liderar e a população é quem ganha com tudo isso”, destacou Érica, que é também a madrinha da turma.

Também aluna do MBA Executivo em Administração Pública, a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, avalia como fundamental a iniciativa da gestão estadual de ofertar um curso de pós-graduação dedicado aos servidores que lideram o alto escalão do governo. “A administração pública tem seus entraves, sua morosidade, até pela robustez, pela complexidade da sua estrutura. E quando o governo propõe um MBA com o patamar da FGV, ele busca mais eficiência para a gestão pública, então é uma iniciativa excelente e necessária”, reconheceu a gestora.

Humanização

Segundo a coordenadora pedagógica da FGV in Company, professora Vera Correia, esse MBA que o Governo do Estado está ofertando aos servidores estaduais tem o diferencial de ter sido construído conjuntamente entre as equipes da Fundação e da Escola de Governo de Sergipe. Além disso, também como fator que agrega ainda mais valor a esta formação, ela destaca a humanização e a inovação que perpassam todo o curso.

“A gente fala muito que a inovação é o uso de tecnologia, mas não é nada disso. A inovação verdadeira é colocar o humano na gestão pública. É isso que está nos faltando. E o Governo de Sergipe percebeu muito bem isso e nos solicitou um curso em que todas as disciplinas consideram essa questão do humano. Porque mais do que gestores públicos, nós queremos formar pessoas que toquem a alma do cidadão”, explicou a coordenadora da FGV.

E é justamente o aspecto humanista da formação profissional um dos principais fatores considerados pelo Governo de Sergipe ao planejar de forma estratégica a oferta de cursos de pós-graduação para o funcionalismo estadual. De acordo com o diretor-geral da Escola de Governo, Wellington Mangueira, a realização dessa política de ensino posta em prática pelo governo estadual é uma ação de valorização efetiva do servidor público.

“A pedra basilar desse trabalho é o humanismo, a sensibilidade para a cidadania, para que o servidor exerça de maneira consciente as suas atividades, para que seja contribuinte desse projeto de transformação social que o Governo de Sergipe está implementando, que busca mais distribuição de renda, mais emprego, mais grandeza moral e intelectual. E cabe à Escola de Governo promover essa sensibilidade que o servidor deve conquistar, dia a dia, para que cada vez mais ele contribua para o progresso social”, observou Wellington.

Certificação

Durante a abertura da aula inaugural, a Escola de Governo de Sergipe realizou a entrega simbólica de certificados para os alunos dos cursos de pós-graduação que concluíram a formação nos últimos dois anos e meio, a exemplo de Vanderlan Oliveira. Professor da rede estadual, ele e outros 89 servidores estaduais cursaram a pós-graduação em Direitos Humanos ofertada pela instituição de ensino vinculada à Sead.

“Toda capacitação é favorável, é bem-vinda no setor público. E quando se trata de direitos humanos, a gente sabe que é o que a humanidade está precisando, de pessoas que pensem em um mundo melhor, um mundo mais justo, um mais igualitário. Então, foi relevante o oferecimento desse curso para os servidores públicos e para a sociedade de uma forma geral. E além de enriquecer o currículo do profissional da educação, favorece sobretudo o alunado. A escola pública precisa disso, de profissionais cada vez mais capacitados”, avaliou.

Para o policial militar Jeferson Borges, que também cursou a especialização em Direitos Humanos, esta pós-graduação foi de grande importância para os servidores. “Esse é um conhecimento que levamos para aplicar no atendimento ao público, para que possamos valorizar o ser humano da melhor maneira possível. Nesse sentido, a oferta desse curso é uma iniciativa positiva do Governo de Sergipe, sem dúvida”, disse.

Aula magna

Aos participantes do curso, a FGV realizou a aula magna ‘Liderança com alma pública: coragem para inovar, sabedoria para servir à sociedade sergipana’. Ministrada pela professora Denize Dutra, a palestra propôs uma reflexão sobre o papel da alta gestão na transformação de vidas. De acordo com a palestrante, a transformação começa por dentro, por líderes que se conectam com o propósito público, que escutam com empatia, que tomam decisões com consciência e que mobilizam pessoas para um futuro comum mais justo e próspero.

A aula inaugural reuniu, dentre outros alunos do curso, o secretário Cleon Menezes (Comunicação Social) e as secretárias Lucivanda Nunes (Administração), Érica Mitidieri (Assistência Social, Inclusão e Cidadania), Débora Dias (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas) e Mariana Dantas (Esporte e Lazer). O lançamento contou ainda com a presença dos procuradores do Estado Augusto Melo e Rita Mateus e dos presidentes da Deso, Luciano Góes; do Ipesaúde, Walter Pinheiro; da Cehop, Jorge Henrique Souza; da Adema, Carlos Anderson; e da Jucese, Nayara Siqueira.