Governo de Sergipe insere jovens no mercado de trabalho

4 de outubro de 2023 - 18:49

Em parceria com o MPSE e o MPT-SE, a Secretaria da Administração implantou o Programa Adolescente Aprendiz

 

Com o objetivo de oportunizar locais de práticas profissionais para a inserção de jovens no mercado de trabalho, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), firmou parceria com o Ministério Público de Sergipe (MPSE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-SE) para a implantação do Programa Adolescente Aprendiz.

Atualmente, já há 20 jovens inseridos no Programa Adolescente Aprendiz que realizam o estágio na Sead, sendo que 14 deles atuam nas quatro unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) da capital sergipana e os outros seis na Escola de Governo.

Os adolescentes estão inseridos no curso de Auxiliar Administrativo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Eles assistem a aulas teóricas durante dois dias da semana e desenvolvem a prática em outros três. São quatro horas diárias de estágio prático na Sead, no período da tarde, das 13h às 17h.

Uma das contempladas é a estudante Talita Rodrigues, de 18 anos. Aluna da 3ª série do Ensino Médio, ela contou que está bastante satisfeita com o estágio. “É uma experiência e uma oportunidade que nem todo mundo dá para quem é jovem, pois nem todos confiam e acreditam nos jovens. A Sead acreditando, confiando e dando essa oportunidade é uma abertura de portas para muitos”, avalia.

Assim como ela, adolescente Ana Beatriz, 14, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, também compartilhou sua felicidade em ter a oportunidade de estágio. “Estou agradecida pela oportunidade de realizar um sonho”, comemorou a estudante.

Apesar de atualmente os estagiários estarem limitados à área administrativa, a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, revelou que há pretensão de expandir o programa para outros segmentos, contribuindo para oportunizar a aprendizagem e a preparação para o futuro mercado de trabalho em diversos setores.

“É uma grande novidade. É um projeto inovador que tem um grande valor, pois por meio dele a gente garante oportunidade para os jovens do nosso estado, sobretudo aqueles que estão atrás da oportunidade. A ideia é diversificar a aprendizagem para outros cursos, além do administrativo”, afirmou a secretária.