Governo de Sergipe investe na capacitação do servidor público

9 de fevereiro de 2024 - 08:48

Na noite dessa quarta-feira teve aula de Pós-Graduação em Controle Interno na Administração

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental (Esapgese), tem fortalecido a capacitação dos servidores públicos com cursos gratuitos de pós-graduação em colaboração com a Faculdade Amadeus (Fama). Na noite da quarta-feira, 7, foi realizada uma aula de pós-graduação em Controle Interno na Administração.

Uma das professoras da pós-graduação, Patrícia Verônica Sobral, ressaltou a importância do curso. “Vai possibilitar que os servidores desenvolvam habilidades voltadas para o controle interno no âmbito da atividade pública. Os aspectos abordados são direcionados ao dia a dia do servidor, auxiliando, assim, no aprimoramento das funções desenvolvidas por cada um”, explicou.

Para a secretária de Estado da Transparência e Controle, Silvana Lisboa, que foi contemplada com uma das vagas custeadas pelo governo, o treinamento é muito importante por auxiliar nas análises feitas pela sua secretaria. “Essa pós-graduação é muito importante e com certeza irá gerar muitos frutos para o Governo do Estado”, pontuou.

Servidora da Sead, a contadora Márcia Andrade destaca que a formação é uma oportunidade para aprimorar a sua atuação dentro da secretaria. “É uma oportunidade de adquirir um pouco mais de conhecimento para atuação na minha área de trabalho”, detalhou.

Para a superintendente da Secretaria da Transparência e Controle (SETC), Sheila Macedo, o curso apareceu em uma boa hora, pois ela estava buscando uma nova especialização. “Essa graduação será de muita valia nas atividades que já exercemos, e os servidores que estão fazendo parte poderão atuar com maior eficiência após a formação”, ressaltou.

O assessor técnico da SETC Carlos Eduardo declarou que está fazendo a pós-graduação para poder prestar um melhor serviço dentro da secretaria.

Assim como ele, a assessora de Planejamento e Orçamento e responsável do Controle Interno da Sead, Carina Cantanhede, destacou que a formação é uma grande oportunidade para aprimorar, renovar e capacitar os servidores, principalmente os que atuam no controle interno.

Curso

A formação dos servidores, que teve início no dia 22 de novembro de 2023, ocorre todas às quartas-feiras, das 18h30 às 22h.

Dentre as disciplinas trabalhadas no curso estão: Arrecadação municipal e transferências constitucionais; Licitações e contratos administrativos; Pareceres de licitações, contratos e prestações de contas; Transparência pública e legislação; Ética e compliance; Fundamentos do controle interno municipal e o Tribunal de Contas; Auditoria governamental; Prestações de contas anuais e de convênios; Elaboração dos papéis de trabalho e a tecnologia; Instruções normativas e regulamentações de rotinas; Assistência social: metas, programas e usos dos recursos; Saúde: metas, programas e uso dos recursos; Educação: metas, programas e uso dos recursos; entre outras.