Instituto de Identificação de Sergipe realiza semana de atendimento ao público infantil

10 de outubro de 2023 - 07:23

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), através do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) aderiu à iniciativa do Instituto de Identificação de Sergipe Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) e realiza até essa quarta-feira, 11, atendimento prioritário para emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade para o público de até 12 anos em todas as unidades do Ceac’s, sem a necessidade de agendamento prévio para as crianças, respeitando os horários e a capacidade máxima de atendimento de cada unidade.

As unidades do Ceac localizadas nos shoppings Riomar e Aracaju Parque funcionam das 7h às 18h, enquanto nas demais unidades (Rodoviária, Rua do Turista, Estância, Lagarto, Simão Dias e Itabaiana) o atendimento será realizado das 7h às 13h.

Para o atendimento, os documentos obrigatórios são: certidão de nascimento original, em bom estado de conservação, sem rasuras ou dificuldade de leitura dos dados e comprovante de residência do responsável legal da criança. No ato, é imprescindível que o menor de idade esteja acompanhado do seu responsável para que a emissão da carteira seja solicitada.

A primeira via da carteira de identidade é gratuita e a segunda via é cobrada uma taxa em que o valor varia de acordo com a Unidade Fiscal Padrão da Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe (UFP/SE) que, em outubro de 2023, está no valor de R$21,20.

População aprova iniciativa

Larissa Rodrigues de Souza aproveitou a oportunidade para providenciar a emissão do RG para seus filhos, Bryan Dominique, Natasha Rodrigues e Jackson Brandon. “Fiquei aliviada quando vi o anúncio da ação, pois percebi que era a oportunidade que eu precisava para resolver essa questão. Agora meus filhos terão o RG deles, o que facilita muito em relação aos documentos, inclusive o SUS. Manter os documentos em dia é fundamental”, destacou.

O pequeno Hiago Renan foi à unidade do Ceac do Riomar e compartilhou sua felicidade ao emitir sua primeira carteira de identidade. “Estou muito feliz, pois tive a oportunidade de tirar meu primeiro RG”. Sua avó, Elusa da Silva, esteve ao seu lado durante o processo.

Clara Gabriela Torres compareceu ao atendimento de seus filhos, Gael Alves e Dominique Torres. Ela soube da ação por meio das redes sociais e, imediatamente, tomou a iniciativa de se deslocar até uma unidade do Ceac para emitir a identidade dos filhos. “Trabalho todos os dias, e com a campanha, consegui me programar para trazer os dois de uma só vez”, contou.

Maria Genilde dos Santos levou seu filho Roberto Francisco, de 5 anos, para participar da ação. Ela obteve conhecimento da iniciativa em grupos da escola em que o filho estuda e logo se deslocou até o Ceac. “Achei o atendimento rápido, dentro do que eu esperava. Eu achei que demoraria mais, mas foi bem rápido”, comemorou.