Foram conhecer como funciona o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no Centro de Atendimento ao Cidadão
Representantes da Receita Federal do Brasil visitaram na manhã desta quarta-feira, 10, as instalações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Tiradentes (Unit) em Sergipe, que funciona nas unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac). A equipe foi recepcionada na unidade do Aracaju Parque Shopping pela secretária da Administração, Lucivanda Rodrigues.
A visita foi para conhecer os modelos da Receita Federal em Sergipe utilizados nos NAFs implantados na rede Ceac para fins de formulação de plano de trabalho e aprimoramento da gestão dos demais estados. A parceria entre a Receita Federal, Unit e Ceac valoriza o conhecimento fiscal, presta serviços à comunidade e qualifica os alunos do curso de ciências contábeis.
A secretária Lucivanda Rodrigues demonstrou satisfação com a visita dos membros da Receita Federal do Brasil às unidades dos NAFs em Sergipe, especialmente as instaladas na rede Ceac, e ficou feliz em saber que eles levaram essas unidades como exemplos de sucesso para outros estados. “Essa é uma forma de disseminar boas práticas e fortalecer a cidadania fiscal em todo o país”.
Lucivanda reforça que essa parceria qualifica e proporciona, na prática, a busca do conhecimento técnico aos alunos do curso de ciências contábeis, favorecendo assim a comunidade e os discentes. “Essa cooperação todos ganham. Ganha a comunidade, tendo acesso às informações e aos serviços prestados pelo programa NAF junto com a Receita Federal, e os alunos, que através do acordo de cooperação com à Sead têm a oportunidade de colocar em prática e aprimorar seus conhecimentos, além de aprender a lidar com situações da rotina contábil”.
Ana Paula Sacchi Kuhar, gestora nacional da Cidadania Fiscal da Receita Federal, ressaltou a importância do NAF de Sergipe, que atende em vários pontos, o que é exclusivo no Brasil.
“É muito interessante ver que os NAFs em Sergipe estão se destacando e sendo reconhecidos por outras regiões do país. O fato de oferecer atendimentos em vários pontos, através do Ceac, é realmente um diferencial importante, pois torna o serviço mais acessível para a população que precisa de orientação fiscal. Isso mostra o comprometimento da Receita Federal em promover a cidadania fiscal e educar os contribuintes sobre suas obrigações e direitos”, disse.
O delegado da Receita Federal de Sergipe, Edson Fiel, ressaltou a importância de receber a gestão de cidadania fiscal da Receita Federal do Brasil. “O intercâmbio, a troca de experiências e boas práticas são fundamentais para o sucesso do programa em todo o país”.
O vice-presidente de relações institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, destacou a importância da visita como forma de conhecer a funcionalidade do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) que a Universidade Tiradentes tem em parceria com o Governo do Estado e a Receita Federal. Ele ressaltou que o NAF presta serviços à sociedade sergipana em diversas áreas, como o preenchimento da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física e orientações sobre empreendedorismo e abertura de empresas. Segundo ele, essa parceria entre os órgãos governamentais e a universidade é fundamental para promover a cidadania fiscal em Sergipe.
Participaram ainda da visita ao Ceac do Aracaju Parque Shopping o diretor administrativo e financeiro da Sead, Marcus Sândalo; o diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira; o superintendente de Inovação da Gestão e do Atendimento ao Cidadão (Sigac), Rodrigo Farias; a diretora geral do Ceac Shopping Parque, Sueline Mendes; o auditor fiscal da Receita Federal de Sergipe, Nilson Lima; o coordenador de extensão da Unit, Geraldo Calasans; o responsável pelo NAF na Delegacia da Receita Federal em São Paulo (SP), Dennis Moriya Shimizu, e o responsável pelo NAF na Delegacia da Receita Federal em Sorocaba (SP), Eduardo Augusto Caimbro.