Palestra sobre empatia marca segundo dia de comemoração ao Dia Internacional da Mulher

13 de março de 2023 - 07:55

Apresentação foi proferida pelo psicanalista, doutor e mestre em neuropsicanálise e pós-graduando em psicologia, Thyago Avelino

Dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, servidoras da Secretaria de Estado da Administração (Sead) participaram, na manhã desta quinta-feira, 9, da palestra ‘Diálogos empáticos para relacionamentos saudáveis’. A apresentação foi proferida pelo psicanalista, doutor e mestre em neuropsicanálise e pós-graduando em psicologia, Thyago Avelino. O evento foi realizado no auditório da Sead, com a presença da secretária Lucivanda Rodrigues.

Em sua palestra, Thyago Avelino disse que os diálogos empáticos dentro de instituições públicas são de extrema valia, porque passam a atender uma diversidade de público e de marcadores sociais. “Por isso é importante cada pessoa se autoconhecer, calibrando a postura, a fala e o comportamento em relação a todas as pessoas, inclusive dentro das relações com os colegas de trabalho. Momentos como esse transformam não só o ambiente de trabalho, mas cada servidor”, destacou.

O psicanalista parabenizou a iniciativa da Sead de abordar o tema ‘diálogos empáticos’ com os servidores. Também detacou a importância de os gestores investirem mais em capacitações de relacionamentos interpessoais. “As administrações públicas não devem ficar apenas no sistema rígido formal, mas sim verificar que por trás de toda e qualquer matrícula existem seres humanos. E esses seres humanos não podem adoecer em seu ambiente de trabalho. Por isso, é preciso ações preventivas por meio de capacitações coerentes com os relacionamentos interpessoais”, declarou.

A secretária Lucivanda Rodrigues salientou a importância de efetivamente se colocar em prática a empatia. “A nossa grande missão é para além da nossa convivência no âmbito interno do trabalho. Precisamos nos reinventar diariamente”, afirmou. Lucivanda ressaltou, ainda, que a perspectiva da Sead é avançar, para que a secretaria não só forneça os serviços já em execução, mas que também possa ser uma precursora no oferecimento de soluções de gestão e humanização do servidor.

Enfermeira da Perícia Médica do Estado, Farahide Diniz considerou a palestra “altamente educativa, reflexiva”. “Com certeza servirá como um aprendizado para que a gente passe a refletir sobre nossa conduta, sempre aplicando a empatia no nosso ambiente de trabalho e na nossa vida. Espero que tenhamos outras palestras e que realmente a gente absorva isso para o nosso dia a dia”, comentou.

Cássia Fontes, do setor de pagamento da Sead, classificou como “maravilhosa” a palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “O que foi apresentado foi um aprendizado. Ficamos sabendo algumas coisas que precisam ser consertadas, freando alguns tipos de cobranças. Tentarei melhorar gradativamente com as palavras e os ensinamentos do palestrante. Fui muito ajudada nesse momento. Irei enriquecer o meu aprendizado”, sinalizou.

Para Ana Isabele, servidora da divisão de modernização da gestão, a palestra foi importante. “Muitas pessoas precisam ouvir o que foi dito pelo palestrante. Algumas vezes somos julgados, mas as pessoas julgam sem saber o que a pessoa passou ou passa para chegar a esse momento. Então, precisamos de empatia”, opinou.

Mês da Mulher

As comemorações ao Dia Internacional da Mulher, promovidas pela Sead e iniciadas na terça-feira, 8, prosseguem até esta sexta-feira, 10, no auditório do órgão. O evento é realizado em parceria com a Escola de Administração Pública e Governamental de Sergipe (Esapgese).

 

Acompanhe a palestra completa clicando aqui!