Esse módulo do curso visa preparar os integrantes para construção de projetos sociais
Esta semana, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) por meio da Superintendência de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão (SUMOG), iniciou a segunda etapa do primeiro módulo do curso introdutório sobre a Rede Siconv – Sistema de Convênios.
Esse módulo é a continuidade do trabalho realizado no último mês de agosto, onde as três turmas formadas para o curso Siconv, obtiveram aulas sobre noções preliminares do sistema de Convênios. Após a etapa que está sendo realizada, e que visa preparar os integrantes para construção de projetos sociais, haverá aulas de inclusão de propostas, execução e prestação de contas. O curso Siconv estenderá suas aulas até 2017.
Rianne Espinheira, que é uma das multiplicadoras da rede Siconv em Sergipe esteve como facilitadora durante o processo de ensino. Segundo ela já foi aplicada a parte teórica, com aulas expositivas. “Agora estamos realizando a oficina de projetos para posteriormente realizar a apresentação desses projetos”, relatou explicando o objetivo desse segundo módulo.
O sistema de Convênios foi criado para dar maior transparência aos recursos voluntários da União para estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.
“Eu não tinha conhecimento de como ocorria o envio de recursos financeiros do Governo, e para mim está sendo interessante aprender que muito desses recursos podem ser de projetos que o próprio funcionário público pode ter a idéia e melhorar as aplicações dos mesmos”, destacou Sueli Dantas Bacelar, funcionária da Emgetis.