Representante do Banco Mundial faz visita técnica à Sead

22 de setembro de 2023 - 17:37

Na reunião foram discutidas reformas estruturais para o Estado, aprimoramento da gestão de despesas e medidas voltadas para aumentar a produtividade e promover a sustentabilidade

 

Representante do Banco Mundial (BID), o economista Sênior para o Brasil especializado em macroeconomia, comércio e finanças públicas, Cornelius Fleischhaker, fez uma visita técnica à Secretaria de Estado da Administração (Sead) na manhã desta sexta-feira, 22. Na oportunidade, ele discutiu sobre reformas estruturais e fiscais para o Estado de Sergipe, além do aprimoramento da gestão de despesas e medidas voltadas para aumentar a produtividade e promover a sustentabilidade.

Na reunião, que teve a participação da secretária da Sead, Lucivanda Nunes, e o secretário de Contratações, Licitações e Logística (Seclog), Walter Pereira, o representante do BID destacou que também estão sendo adotadas medidas para impulsionar um programa abrangente de políticas públicas apoiado pelo Banco Mundial. “Essas políticas têm como objetivo aprimorar a sustentabilidade fiscal, otimizar a eficiência do governo estadual e abordar questões críticas relacionadas a choques climáticos, mitigação e mudanças climáticas”, destacou.

De acordo com a secretária Lucivanda Nunes, a reunião foi extremamente importante por trazer a perspectiva de alinhamento na gestão e de ações que estão em curso ou estão sendo planejadas para viabilizar um ambiente de responsabilidade fiscal e de controle de gastos que vai permitir a gestão seguir honrando o compromisso com os servidores.

“Apresentamos ao Banco Mundial ações que estão em curso para viabilizar um melhor controle do gasto, sobretudo, na área de pessoal. Assim como na área de ativos”, enfatizou Lucivanda.

Para o secretário Walter Pereira, a reunião foi importante por debater os avanços do Governo do Estado nas ações relacionadas à execução das despesas públicas, mediante a gestão das licitações e contratos, bem como na criação da Seclog, órgão recém-criado que atua nessas áreas, com abrangência de competências na administração pública direta, autarquias e fundações.

Participação

Pela Sead, participaram o diretor administrativo e financeiro, Marcus Sândalo; a superintendente Geral de Recursos Humanos, B

ianca Braga; e o superintendente de Gestão do Patrimônio, Wedson Nunes. Já pela Seclog, participaram os superintendentes Wellington Melo e Ariosvaldo Leite.