Sead apresenta balanço do setor de recrutamento e seleção de servidores públicos

26 de dezembro de 2022 - 10:16

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), através da sua área de recrutamento e seleção de servidores públicos do Estado, encerra o ano de 2022 com nove concursos em andamento, com a contratação  de 60 novos servidores efetivos e 1.387 contratações temporárias.

O secretário da Sead, Dernival Neto, destaca que essa recomposição no quadro efetivo de servidores públicos e das contratações temporárias são frutos do trabalho e empenho do governo do Estado. “Precisamos qualificar o trabalho no setor público para alcançar o principal objetivo, que é entregar melhores serviços à população”.

Dernival ressalta que estão em andamento e em fase de conclusão nove novos concursos com a oferta de 561 vagas para compor o quadro de pessoal da Administração Pública Estadual.

De acordo com o gerente geral de concursos, Sidney Rocha, dos concursos em exercício estão sendo ofertadas 55 vagas para Emdagro, 60 Cogerp, 55 Sead, 10 Sefaz e 140 vagas para SSP, 55 vagas para Adema, 06 Agrese, 165 Fundação Renascer e 05 para PGE.

Sidney reforça que para os cargos efetivos tomaram posses em 2022, três procuradores do Estado (PGE); 44 novos servidores na Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc); e 13 na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), totalizando 6o posses em 2022.

Com relação às contratações temporárias (PSS), o gerente informa que foram contratados 50 servidores pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (SEIAS); 02 pela Fundação Renascer; 201 pela Secretaria de Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e 1.134 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), totalizando 1.387.

Reforça que entre as medidas adotadas em 2022, ocorreu a otimização na rotina administrativa de convocação de servidores temporários. “Foi identificado que era comum ocorrer um grande lapso temporal (três meses, em média) entre a data que um servidor admitido através de PSS iniciava a prestação de seus serviços e a data que essa informação era repassada à unidade para inclusão desse servidor na folha de pagamentos”.

Sidney explica que com o resultado da ação conjunta entre a Sead e demais órgãos demandantes, o contratado recebe seus vencimentos no mesmo mês de início de exercício, o que reduz os prejuízos pessoais e ao erário.