Sead capacita servidores para ferramenta de gestão de pessoal
5 de maio de 2023 - 09:00
O curso mostra aos servidores quais os instrumentos para trabalharem com o eSocial, principalmente, através do Sipes
Com o intuito de qualificar os servidores públicos para implantação do eSocial nos órgãos públicos, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Superintendência Geral de Recursos Humanos (SGRH, está realizando a capacitação prática do Sistema de Pagamento Pessoal (Sipes) para transmissão de informações da 3ª fase do eSocial.
Segundo o especialista em gestão governamental, Caio Jordão, o curso mostra aos servidores quais os instrumentos para trabalharem com o eSocial, principalmente, através do Sipes.
“Tem uma grande parte dos servidores que já participou das capacitações que foram promovidas de primeira e segunda fase. Outros que estão chegando agora, mas a Sead sempre está à disposição, também, para dar orientação individual para cada um sobre estas demais fases”, informa Caio.
Reforça que o Sipes é o sistema de pagamento do Estado e com a chegada do eSocial, precisou ser melhorado, modernizado, para se alinhar tanto aos dados que o eSocial solicitava, quanto o sistema de mensagem que faz a comunicação do nosso sistema e o site do eSocial do Governo Federal.
Avaliação
Para o servidor Douglas Bezerra, que trabalha no Detran, o curso é importante por capacitar os servidores a fim de prestar um melhor serviço para a previdência e para o eSocial. “No curso, podemos difundir o sistema, uma vez que o eSocial é o responsável pelo encaminhamento das informações vinculadas às relações de contratação dos servidores públicos, quais seja, de natureza cadastrais, funcionais e financeiras.
Já Silvanilde Mendes, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), ressaltou a importância de aprender na prática como é que se faz cada etapa. “É fundamental para quem trabalha com Recursos Humanos, pois as informações que são enviadas para o portal precisam estar alinhadas, ser precisas e corretas para evitar falhas”.