Sead e SSP definem formato do curso de formação para futuros aprovados da Coordenadoria Geral de Perícias

22 de fevereiro de 2024 - 10:03

(Foto: Iran Souza)

Representantes da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) se reuniram nesta quarta-feira, 21, para definir o novo formato do curso de formação para os futuros candidatos aprovados no concurso da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp). O certame, que foi realizado no ano de 2023, está em andamento, com homologação prevista para o mês de abril.

De acordo com a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, a reunião teve como foco principal a matriz curricular do curso de formação. “Avaliamos as ementas e as abordagens das disciplinas, assim como os custos envolvidos. Tudo isso visando a otimização dos recursos e a capacitação dos servidores com vistas à execução plena das atividades periciais, ressaltou.

Entre as novidades do curso de formação está a nova matriz curricular, que terão disciplinas gerais e específicas, e também a realização de estágios supervisionados. “Teremos disciplinas de ordem geral, ou seja, que serão aproveitadas por todas as carreiras, e também algumas específicas, direcionadas para determinados cargos. O objetivo dessa nova matriz curricular é dar uma visão geral ao novo servidor de como será o seu dia a dia. Além das novas disciplinas e da carga horária maior, os novos servidores também passarão por um estágio supervisionado e terão noção, na prática, de como é a atividade”, explicou a perita criminal e membro do Grupo de Trabalho para organização do Curso de Formação, Thayse Freitas.

Investimentos

O coordenador-geral de Perícias, Nestor Barros, destacou que a Perícia de Sergipe é considerada, atualmente, uma das melhores do Brasil, posição que é resultado dos investimentos feitos pelo Governo de Sergipe.

“Nos últimos anos, tivemos a inauguração de três sedes próprias, além de um investimento de R$ 5 milhões em equipamentos para o Instituto de Criminalística e o Instituto de Análise e Pesquisas Forenses. Tivemos ainda investimentos, por parte do Estado, de quase R$ 12 milhões nos últimos anos, que refletem em novas estruturas e equipamentos para o IML e o Instituto de Identificação. Fatores que somados trouxeram uma evolução qualitativa na Perícia do Estado de Sergipe e nos colocaram entre as melhores do nosso país”, detalhou.

Concurso

O concurso para o Quadro de Carreiras de Atividades Periciais da Cogerp visa reforçar o time de profissionais que atuam na perícia do Estado de Sergipe. O certame visa preencher 60 vagas, sendo uma para o cargo de agente técnico de necropsia,10 para papiloscopista, 33 vagas para perito criminalístico, 15 para perito médico-legal e uma para perito odonto-legal.

A Coordenadoria Geral de Perícias é formada pelos institutos de Criminalística (IC), de Identificação (IICM), de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) e Médico Legal (IML).