A Secretaria de Estado da Administração (Sead), através da Escola de Governo, realizou na manhã dos dias 10 e 11 de agosto, na sede do órgão, o curso presencial do Sistema de Gestão de Patrimônio Móvel Estadual (SGP) exclusivo para os servidores da Superintendência de Gestão do Patrimônio (Supat) da Sead.
Durante os dois dias de curso, ministrado pelo servidor Victor Oberdan Alves Rezende, foram abordados no conteúdo programático os conhecimentos do sistema; bens; transferências interna, cadastro, recebimento, devolução entre UG’S; transferência externa; resumo mensal de bens; situação física, número patrimonial; LOG-auditoria, entre outros assuntos.
De acordo com Victor, compete à Supat administrar o patrimônio do Estado, propondo diretrizes e orientações normativas para nortear a gestão do patrimônio. “Decidimos capacitar o pessoal do setor de patrimônio a utilizar o sistema e auxiliar o Estado de Sergipe nos seus bens”, disse, afirmando que o curso foi necessário para que todos do setor entendam onde que o sistema entra nesse meio, qual a importância do sistema na gestão de bens e fazer o melhor uso desse sistema a fim de atender as demandas do Estado.
Victor ressalta que o curso será oferecido mensalmente para servidores que atuam na área de Patrimônio do Estado dos demais órgãos e secretarias a partir do mês de setembro.
Para o servidor da Supat, Renan Oliveira, o curso foi importante para ter uma noção do novo sistema que vai ser implantado em todo o estado. “A questão do patrimônio hoje é lei, então se os estados não se enquadrarem na nova lei de patrimônio vão perder até os seus recursos, por isso o curso está sendo muito proveitoso para todos nós”.
Presente no curso, a estagiária de Direito Leilane Diniz, destacou a importância da abordagem dos conteúdos diante as questões da celeridade, da transparência e de como lidar com os procedimentos e com os bens do Estado.