Sead inicia tratativas para realização do curso de formação dos aprovados no concurso da Coordenadoria Geral de Perícias

14 de novembro de 2023 - 19:38

O certame oferta 60 vagas, sendo uma para o cargo de agente técnico de necropsia,10 para papiloscopista, 33 vagas para perito criminalístico, 15 para perito médico-legal e uma para perito odonto-legal

 

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) iniciou nesta terça-feira, 14, as tratativas para a realização do curso de formação para os candidatos aprovados no concurso da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE). Este foi o segundo concurso público da história da perícia sergipana. O certame ofertou 60 vagas, sendo uma para o cargo de agente técnico de necropsia,10 para papiloscopista, 33 vagas para perito criminalístico, 15 para perito médico-legal e uma para perito odonto-legal.

Durante a reunião, o coordenador-geral de Perícias, Nestor Barros, explicou que o curso terá um novo formato, com maior duração, novas disciplinas e um time de instrutores formado por profissionais da perícia de Sergipe e de outros estados.

“Teremos um curso de formação diferente daquele que foi realizado no último concurso. Neste novo curso, a carga horária passará de 280 horas para 420 horas, haverá novas disciplinas, a exemplo de uma específica para porte de arma, já que anteriormente as carreiras da perícia não possuíam, e também instrutores da Perícia de Sergipe, além de especialistas de outros estados. Com esse alinhamento, nossa previsão é de que até dezembro, ocorra a apresentação do projeto básico do curso. Nosso objetivo é estar com tudo pronto para que, assim que o Governo autorizar, possamos iniciar o curso com tranquilidade”, detalha.

A secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, destacou que o novo curso de formação é uma fase de extrema importância para a preparação dos profissionais que vão atuar na perícia sergipana. “O curso de formação é um momento especial de preparação para o exercício das funções e de troca de conhecimentos técnicos e práticos com profissionais de renome da perícia de Sergipe e de outros estados. É uma fase fundamental que terá benefícios para a atuação de cada um desses profissionais e, consequentemente, para a execução das atividades periciais em nosso estado”.

Além da secretária Lucivanda Nunes e do coordenador Geral de Perícias, Antenor Barros, participaram da reunião, o presidente da comissão organizadora do concurso, Erick Souza, o chefe de Gabinete da Sead, Fábio Nunes, a assessora de Planejamento, Carina Cantanhede, assim como os peritos Taíse Freitas e Filipe Maia, integrantes da comissão organizadora do curso de formação.

Concurso

O concurso para o Quadro de Carreiras de Atividades Periciais da Cogerp visa reforçar o time de profissionais que atuam na perícia do Estado de Sergipe. A Coordenadora Geral de Perícias é formada pelos institutos de Criminalística (IC), de Identificação (IICM), de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) e Médico Legal (IML).

As provas objetivas e discursivas foram realizadas no mês de abril, em Aracaju. De acordo com a banca organizadora, 17.954 candidatos se inscreveram no concurso, sendo 3341 inscritos para o cargo de agente técnico de necropsia, 6434 para papiloscopista, 6597 vagas para perito criminalístico, 895 para perito médico-legal e 687 para perito odonto-legal.