Sead participa de Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico

20 de outubro de 2023 - 10:11

Durante o evento, a Supat apresentou um painel no caso prático em área de propriedade do Estado de Sergipe

 

Representantes da Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Superintendência de Gestão de Patrimônio do Estado (Supat), participaram do 9º Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico (SIGTDE), realizado nos dias 18 e 19 de outubro, em Recife. O evento foi promovido pelo Instituto de Governança de Terras (IGT) e teve como palco a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Durante o evento, a Supat apresentou um painel com a participação da engenheira civil Danilla Andrade e do superintendente Wedson Andrade. Eles discutiram o trabalho desenvolvido pela Supat ao longo de 2022, focando no tema Reurb Inominada: caso prático em área de propriedade do Estado de Sergipe. “No painel, abordamos a simplificação do processo de regularização fundiária por meio desse rito processual e também destacamos as novas perspectivas do Governo do Estado de Sergipe para esse tema”, disse Wedson.

Além disso, o seminário contou com a participação de profissionais da área, como Andréa Carneiro (UFPE), Shirley Abreu (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Bruno Miguel (Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), Alex Andrade (Banco Mundial), José Renato (Auditor da RFB), Adolfo Lino (IFSC), Everton da Silva (UFSC), Kilder Barbosa (INCRA), Bastiaan Reydon (UNICAMP e Universidade de Utrecht), Ícaro Silva (SPU), Cristina Leme (PUC- RJ), entre outros. Eles trouxeram à tona diversos temas importantes, incluindo a necessidade de construir um cadastro nacional de imóveis e a regularização fundiária rural e urbana em nível internacional.

Para o superintendente Wedson, o 9º SIGTDE-2023, sem dúvida, proporcionou um ambiente enriquecedor para o compartilhamento de conhecimento e discussão sobre questões relacionadas à governança de terras e ao desenvolvimento econômico.

O secretário executivo da Sead, Jorge Araujo, destacou a participação da Supat nesse importante evento que ocorre anualmente e oferece uma oportunidade singular para o avanço da governança fundiária no Brasil.