Sead promove workshop visando capacitar servidores para utilização do I-Gesp

9 de dezembro de 2019 - 15:32

 

O workshop para usuários do sistema I-Gesp foi realizado na manhã desta terça-feira, 13, no auditório da Secretaria de Estado da Administração (Sead). O evento, promovido pela Sead, através do ComprasNet, foi ministrado pelo diretor geral de suprimentos e logística da Sead, Marcos Antonio Santana Santos e pela gerente geral de materiais e serviços, Yvelise Domingas Soares Clementino.

Destinado a servidores públicos do estado que atua nas áreas de contratação, almoxarifado, assessoria de planejamento e departamento financeiro, o curso teve como objetivo capacitar as unidades compradoras do poder executivo para a utilização do sistema, especificamente em relação ao cadastro de materiais e serviços.

Para o diretor geral de suprimentos e logística da Sead, Marcos Antonio, o workshop serviu para orientar e conscientizar os órgãos licitantes a escolherem adequadamente os códigos de materiais e serviços no cadastro de suas compras e licitações. “Uma licitação que atende o interesse público mediante melhores ofertas começa com a correta escolha e definição dos itens a serem comprados ou contatados”.

Marcos alertou que as definições incorretas ou genéricas dos itens a serem licitados comprometem o alcance da proposta mais vantajosa para a administração e a falta de cuidado ou excesso de rigor na definição dos itens pelo licitante poderá levar a comprar produtos não vantajosos.

Participando do evento, o major Menezes, chefe do setor de contratos da PM, destacou a importância do workshop. “O curso é uma oportunidade para que os operadores do I-Gesp tirem suas dúvidas com aqueles que estão diretamente envolvidos, facilitando o dia a dia dos operadores na área de compras, as especificações de cada compra, a contratação de serviços, bem como no processo de formular a devida licitação”, disse.

Presente no workshop, o major Giovani, chefe do setor de licitações da PM, destacou a positividade do curso e o estreitamento entre os órgãos. “Minha impressão sobre o curso é extremamente positiva por que foi minha primeira oportunidade de ter esse contato com os demais servidores de todos os órgãos que participam das licitações e que manuseiam o sistema I-Gesp”,  avaliou, ressaltando que foi muito importante para o esclarecimento de dúvidas sobre cadastramento de itens que é imprescindível para que as compras do estado sejam feitas com sucesso.

Major Giovani declarou ainda que espera outros cursos como esse por entender que é muito impor ante para estreitar as relações com os servidores que fazem parte do sistema de compras do estado como também para sanar as dúvidas a respeito das compras no catálogo de itens do i-Gesp.

O diretor da Secretaria da Fazenda, Edidelson Costa, esteve presente no evento e abordou o tema relacionado à classificação de despesas com base nas orientações do ST. “O workshop é de grande importância porque há uma dinâmica muito grande de pessoas na administração pública.  Esse encontro é salutar em qualquer ocasião, precisa acontecer mais vezes e a fazenda está à inteira disposição”, disse.