A Secretaria de Estado da Administração (Sead), através da Escola de Governo, deu início ao curso prático Plataforma +Brasil para servidores públicos. A capacitação acontece até sexta-feira (07), das 8h às 13h, de forma presencial no laboratório da Sead. O curso está sendo ministrado por Manoella Feitosa Mendes e Roberto Viana dos Santos que são multiplicadores habilitados pelo Ministério da Economia nos módulos “A” e “B” – Plataforma +Brasil.
A diretora da Escola de Governo, Daiane Invenção, destaca que essas capacitações são promovidas pelo Governo do Estado desde o ano de 2017, onde centenas de servidores dos mais diversos órgãos tiveram e continuam tendo a oportunidade de aprender e compartilhar suas experiências no âmbito dos convênios federais.
Para Daiane, o objetivo é promover o fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como a melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União.
De acordo com o multiplicador e coordenador geral da Rede +Brasil em Sergipe, Roberto Viana, a Plataforma +Brasil constitui uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos destinados à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do orçamento da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.
“Esses treinamentos são extremamente importantes aos órgãos governamentais, pois visam preparar o servidor e prover mais ações de políticas públicas, por meio de um gerenciamento mais transparente, eficiente e eficaz das transferências voluntárias, melhorando a gestão pública”, explicou Roberto.
O Gerente de Convênios da Secretaria de Estado da Saúde, Iedo Andrade, conta que a capacitação é de suma importância para agregar mais conhecimento e atualizações do sistema da plataforma. “Nós da Secretaria da Saúde mexemos muito com a plataforma e com a realização do curso irá facilitar nosso trabalho dentro do sistema de trabalhar na plataforma”, conta o gerente.
A Rede +BRASIL atua em três eixos fundamentais: melhoria da gestão nos processos; capacitação dos usuários da Plataforma +BRASIL; e, comunicação e transparência das transferências da União executadas na Plataforma.