Sead realiza curso prático do eSocial

3 de maio de 2022 - 14:22

Dando continuidade ao curso de qualificação dos servidores para implantação do eSocial nos órgãos públicos, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) está realizando nesta terça-feira (03) a capacitação prática do Sipes para transmissão de informações ao eSocial.

Nesta etapa, estão participando os servidores públicos que realizaram a parte teórica nos dias 27 e 28 de abril. A capacitação, que acontece até amanhã, 04, está sendo realizada no laboratório da Escola de Governo, no horário das 8h às 12h, e tem como facilitador o especialista em gestão governamental, Caio Jordão. Após a conclusão do curso será emitida a certificação de 8h.

Para o especialista, na parte prática os servidores estão aprendendo como fazer o envio das informações do eSocial a partir do Sistema de Pagamento Pessoal (Sipes). “Na Sead foi desenvolvido um programa que faz a comunicação entre o eSocial e o Sipes. O sistema já é alimentado por uma série de informações que são requisitadas para gerenciamento de vida funcional do servidor e que muitas delas o eSocial exigem”, informou.

A servidora do setor pessoal da Fundação Renascer, Crerlin Costa Lemos, informou que estava ansiosa pelo curso. “Temos muitas dúvidas para serem tiradas, muita coisa para aprender. E isso só vai acontecer no dia a dia, na prática”, disse, destacando que a Sead está de parabéns por promover o curso, tanto a parte teórica quanto a parte prática.

O servidor do departamento de recursos humanos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Luís Carlos Amorim, afirmou que na capacitação estão sendo esclarecidas questões relacionadas com as novas exigências e atualizações a que estão sujeitos os órgãos públicos com o eSocial.

Carlos ressaltou a importância de aprender na prática como é que faz cada etapa. “Estava muito ansioso pelo fato de ser uma nova ferramenta e complexa, mas com o curso teórico e agora o prático as dúvidas estão sendo dissipadas. Passamos a entender que temos que vencer cada etapa e a cada evento”.

Revela ainda que o que tranquiliza os servidores é que a Sead está se colocando à disposição para além desses treinamentos, disponibilizando uma equipe para ir tirando dúvidas conforme forem surgindo na execução de cada fase. “Parabéns a Sead e vamos seguir em frente para cumprir os prazos do eSocial”.

Nova turma da capacitação teórica

Nos dias 04 e 05 de maio o curso teórico terá continuidade para uma nova turma de servidores públicos. As inscrições devem ser feitas pela internet, acessando http://sisoc.escola.se.gov.br/cursosAbertos.