Sead realiza encontro da Rede de Gestão de Pessoas com foco em rescisões e padronização de processos

31 de julho de 2025 - 13:52

Evento promove troca de experiências e alinhamento técnico entre setores de gestão de pessoas e diretorias financeiras dos órgãos e entidades estaduais

Nesta quinta-feira, 31, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) promoveu mais um encontro da Rede de Gestão de Pessoas, na modalidade ‘Express’. A iniciativa reúne representantes dos setores de gestão de pessoas e diretorias financeiras de diversos órgãos e entidades estaduais para discutir temas técnicos e específicos da área.

Diferente dos encontros gerais da Rede de Gestão de Pessoas, que englobam uma programação mais ampla, com oficinas, capacitações e apresentação de projetos, a versão ‘Express’ tem formato mais técnico e restrito, com foco em assuntos pontuais que impactam diretamente a rotina dos servidores da área, explicou Raphaela Maciel, gerente-geral de pagamento de pessoal da Sead.

De acordo com ela, o tema do encontro foi identificação e rescisão, abordando desde o processo de exoneração até o pagamento e a conciliação contábil. “O objetivo do encontro foi facilitar a rotina dos servidores que atuam diretamente com gestão de pessoas, promovendo o entendimento detalhado de cada etapa e aprimorando os fluxos internos”, pontuou.

Além das orientações técnicas, o encontro também cumpriu um papel importante de integração entre os profissionais, fortalecendo a troca de experiências entre os diferentes órgãos.

O evento surgiu da observação de uma demanda crescente por esclarecimentos e suporte técnico. “A partir disso, percebeu-se que ao reunir os que atuam na gestão de pessoas em um mesmo espaço, boas práticas começaram a ser compartilhadas e replicadas”, ressaltou Raphaela.

Para a superintendente-geral de Gestão de Pessoas da Sead, Bianca Braga, o encontro da Rede reforça o compromisso firme do Governo do Estado com uma gestão pública cada vez mais eficiente, transparente e colaborativa. A iniciativa também evidencia a importância de investir na qualificação técnica dos profissionais que fazem o serviço público. Nesse sentido, destaca-se a pós-graduação, atualmente em andamento, ofertada pela Escola de Governo exclusivamente para a equipe técnica de gestão de pessoas. Bianca reforçou ainda que uma rede só se sustenta quando todos os seus membros estão conectados e comprometidos. “Não existe rede sem gente. Cada pessoa importa, cada elo fortalece o todo”, frisou.

A coordenadora da Folha de Pagamento da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Ana Paula Correia, participou como convidada da edição e compartilhou a experiência da empresa no processo de rescisão.  “O objetivo maior é que a gente consiga cumprir o prazo legal previsto na CLT, que vai desde o momento do desligamento, seja ele qual for, até os dez dias após, como exige a legislação. Para cumprir esse prazo, temos que lidar com um processo longo e burocrático. Então o segredo é justamente isso: desburocratizar, para que a gente não seja penalizado”, sublinhou.

Para Roberta Mota, gerente de Recursos Humanos da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), os encontros têm sido essenciais para esclarecer dúvidas práticas do dia a dia. “Tem sido muito útil, principalmente para mim, que posso repassar o conhecimento à equipe. A apresentação de hoje, com o passo a passo dos cálculos, vai nos ajudar a agilizar processos e atuar com mais segurança. Isso traz benefícios para o Estado, para a Fundação e para nós, servidores”, disse.

Já o gerente de Recursos Humanos da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Raimundo Conceição, destacou a importância da aproximação e da colaboração entre os profissionais. “O encontro é muito importante, tanto pela interação entre colegas quanto pela aproximação com a equipe da Sead. Tenho 23 anos de atuação na gestão de pessoas, e sempre fomos tratados com respeito e atenção. Estamos aqui também para apoiar os colegas que precisarem da nossa experiência”, afirmou.