Sead realiza roda de conversa sobre saúde mental e autocuidado no Instituto de Criminalística

27 de setembro de 2023 - 16:20

Evento destinado aos servidores do órgão foi coordenado pela Escola de Governo, dentro da programação do ‘Setembro Amarelo’

Em um esforço contínuo de valorização e cuidado com seus servidores, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, promoveu um encontro na manhã desta quarta-feira, 27, em apoio ao mês do ‘Setembro Amarelo’. Desta vez, a roda de conversa ocorreu na sede do Instituto de Criminalística e teve como facilitadores a doutora em Ciências da Saúde, Mônica Silveira, e o psicólogo clínico Lucas de Assis.

A secretária da Administração, Lucivanda Nunes, enfatizou o compromisso da Escola de Governo em atender às necessidades do Instituto de Criminalística, por meio da realização de encontros e cursos. “Estamos comprometidos com o cuidado e valorização de nossos servidores. Hoje realizamos uma produtiva roda de conversa e já estamos planejando uma série de ações ao longo do ano, incluindo cursos nas áreas de tecnologia e outras, de acordo com as demandas do Instituto. Nossa prioridade é a valorização dos nossos servidores”.

Wellington Mangueira, diretor da Escola de Governo, explicou que a escolha deste encontro foi cuidadosamente pensada, considerando a importância de abordar o tema da saúde mental. Ele sublinhou que o compromisso com a preservação da vida é uma constante prioridade e, neste sentido, ressaltou a relevância do debate acontecer no Instituto de Criminalística, cujo propósito fundamental é analisar crimes e situações de conflito. “Nos reunidos em uma roda de conversa dedicada à discussão da saúde mental e do autocuidado, e é extremamente gratificante para todos nós que fazemos parte da Escola de Governo, por meio da Sead, poder contribuir para este momento”.

O diretor do Instituto de Criminalística, Luciano Homem, disse que tomou a iniciativa de procurar a Secretaria de Administração para oferecer capacitação aos servidores, fortalecendo a parceria entre a Escola de Governo e o Instituto e, sobretudo, promovendo o bem-estar dos funcionários, liberando os desafios enfrentados no trabalho diário. “Em sintonia com o Setembro Amarelo a roda de conversa proporcionou uma humanização do ambiente de trabalho, fortalecendo a conscientização sobre saúde mental e valorizando os servidores do Instituto de Criminalística em parceria com a Escola de Governo”, comemora.

Importância

O agente de polícia Paulo Roberto enfatizou a importância da roda de conversa, não apenas pelo aprendizado, mas também por reforçar a necessidade de abordar o público com empatia, especialmente aqueles que dependem da área pericial. “Convivemos com situações muito delicadas. A palestra foi fundamental não apenas para o aprimoramento profissional, mas também para sensibilizar sobre a importância de um tratamento atencioso em um contexto em que lidamos com questões sensíveis”.

Osman Santos, policial que atua na área administrativa, destacou a significativa relevância das palestras. Ele ressaltou que, para a equipe que atua na linha de frente, ouvir as preocupações dos familiares é uma tarefa de extrema importância. “Para nós, é essencial adquirir capacitação e aprendizado contínuo e a conversa proporcionou um valioso conteúdo para isso. Portanto, não apenas enriqueceu o conhecimento, mas também preparou a equipe para desempenhar seu papel com ainda mais eficácia, especialmente ao lidar com questões delicadas envolvendo familiares”.