Sead representa Sergipe em eventos do Consad voltados para o aperfeiçoamento da gestão pública

24 de abril de 2024 - 10:11

O Consad Express e o 128º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração aconteceram nos dias 18 e 19 de abril, em Salvador

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) representou o Governo de Sergipe no Consad Express e no 128º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, que ocorreu nos 18 e 19 de abril, em Salvador, na Bahia. Os eventos reuniram mais de 400 servidores públicos de todo o país, incluindo os secretários de administração dos estados e do Distrito Federal.

O Consad Express e no 128º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração proporcionaram, por meio de palestras, painéis e grupos de trabalho, um ambiente de debates e trocas de experiências sobre boas práticas, desafios e soluções para a gestão pública.

“O Consad possui um significativo potencial de articulação para fortalecer a cooperação entre os entes da federação, encurtando caminhos para o aperfeiçoamento da gestão e formulação de políticas públicas, visando, consequentemente, a redução das desigualdades sociais e regionais, assim como mais eficiência na prestação dos serviços públicos aos cidadãos”, destacou a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes.

A presença da Sead nos eventos reforçou o compromisso do Governo de Sergipe de realizar uma administração pública eficiente e alinhada às demandas da população. Também participaram dos debates: o diretor administrativo e financeiro da pasta, Marcus Sândalo Batista; o diretor Área de Desenvolvimento Sistemas de Pessoal, Elvis Martins; o superintendente de Patrimônio, Wedson Nunes; a superintendente de Recursos Humanos, Bianca Braga; o superintendente de Inovação da Gestão e do Atendimento ao Cidadão, Rodrigo Silveira; o diretor da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe (Esapgese), Wellington Mangueira, além de integrantes da Assessoria Técnica e da Assessoria de Gabinete. A diretora de Tecnologia da Emgetis, Kleyssie Pinheiro, também esteve presente.

Entre os temas debatidos, a reforma administrativa, uso da tecnologia na segurança pública, e-Social, uso de IA na otimização de processos do governo, a emissão da Carteira de Identidade Nacional, a gestão estratégica de pessoas, o fortalecimento das Escolas de Governo, as concessões e as Parcerias Públicos Privadas, entre outros.

“O Consad está entre os principais eventos do Brasil para discussão da administração pública. Trata-se de uma grande oportunidade de trocarmos experiências sobre transformação digital, gestão de pessoas, parcerias, entre outros temas, no sentido de buscarmos caminhos para construção de um estado com visão de futuro, com modelo de administração cada vez mais ágil e efetivo na missão de servir aos cidadãos”, explica o diretor Administrativo e Financeiro, Marcus Sândalo Batista.

Cumprimento dos ODS

Durante o evento, também ficou definido que a Escola de Governo de Sergipe vai coordenar, dentro do GT das Escolas de Governo, o subgrupo que trata dos compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Por ter um trabalho ligado às metas do ODS, a Escola de Governo de Sergipe foi escolhida para coordenar o subgrupo. Nossa missão, a partir de agora, será delinear ações para o aperfeiçoamento do cumprimento das ODS no âmbito das Escolas de Governo de todo país”, explica o diretor Wellington Mangueira.

Sobre o Consad

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília, criada em novembro de 2000, que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os secretários promovem encontros periódicos, visando à troca de experiências e à busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.