Foi realizada a capacitação dos diretores operacionais dos oito Ceacs, a fim de apresentar iniciativas da Sead para a humanização do serviço
Uma das prioridades do Governo de Sergipe é tornar o atendimento ao cidadão humanizado em todo o estado, e a Secretaria de Estado da Administração (Sead) tem adotado uma série de estratégias para atingir esse objetivo. Uma das ferramentas de inclusão será a inserção de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) às equipes dos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceacs), serviço que deve ser iniciado a partir desta quarta-feira, 28.
A fim de divulgar essa e outras ações e metas para a humanização do atendimento nos Ceacs e capacitar os servidores para o novo serviço, a Sead realizou, na manhã desta segunda-feira, 26, o Encontro Gerencial Sead/Ceacs. Na oportunidade, o secretário-executivo da Sead, Jorge Araujo, que representou a secretária Lucivanda Rodrigues, deu as boas vindas aos participantes do encontro e ressaltou a importância do serviço prestado pelos Ceacs ao povo sergipano.
Também houve a apresentação do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese) sobre a atuação dos intérpretes de libras; palestra da Escola de Governo para a qualificação dos servidores públicos; apresentação da nova pactuação, projeções contratuais de manutenção e metas dos Ceacs; anúncio da abertura de nova unidade do Ceac em Nossa Senhora da Glória. Por fim, foram apresentados os websites e canais de contato dos Ceacs.
De acordo com o superintendente de Inovação da Gestão e do Atendimento ao Cidadão, Rodrigo Farias, o encontro foi muito positivo. “É um trabalho de gestão do Governo do Estado, ao qual damos continuidade com este encontro. O objetivo final é atingirmos todas as metas previstas pelo governador Fábio Mitidieri à frente do atendimento ao cidadão, a humanização dos serviços e a oferta de um serviço de qualidade para a população sergipana”, sintetizou.
Segundo a intérprete de Libras Lais Felix dos Santos, o encontro foi importante para alinhar o que se trata exatamente o trabalho e o serviço de atendimento. “Essa nova função de intérpretes ajudará na inclusão e na acessibilidade dos surdos nos serviços ofertados pelos Ceacs”, avaliou.
A diretora do Ceac de Itabaiana, Limara de Oliveira, apontou a importância da capacitação para um atendimento inclusivo de qualidade. “Como estamos na linha de frente de atendimento ao cidadão, é importante preparar tanto o servidor quanto os funcionários terceirizados”, considerou.
O Encontro Gerencial Sead/Ceacs foi destinado aos diretores operacionais dos Centros de Atendimento ao Cidadão e coordenadores de órgãos parceiros e coordenado pela Superintendência de Inovação da Gestão de Atendimento ao Cidadão (Sigac) da Sead.