O tema central do 17º Congesp e Consad Express foi “Governança Pública: Desafios e Perspectivas na Era da Inteligência Artificial”
O 130º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), foi realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, em Natal, Rio Grande do Norte, como parte da programação do 17º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp). O evento reuniu gestores públicos de todo o país, incluindo representantes da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Escola de Governo, para debater os desafios e as amplas possibilidades para a inovação e modernização da administração pública em todas as esferas.
O assessor da Sead, Fábio Nunes, representando a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes Rodrigues, esteve presente na sessão técnica dos grupos de trabalho da Rede Consad e destacou a importância de promover uma administração pública mais justa, eficiente e transparente. “Este evento reflete nosso compromisso em buscar soluções práticas e inovadoras para transformar a gestão pública e melhorar o atendimento à população sergipana”, afirmou. Ele ressaltou ainda que, neste ano, o congresso discutiu os desafios e as perspectivas da governança pública na era da inteligência artificial.
Durante o Consad Express, também foram intensificadas várias discussões em diversas áreas, como gestão de pessoas, ativos, escolas de governo, transformação digital, entre outras. O evento promoveu a formação profissional e o compartilhamento de boas práticas, oferecendo a oportunidade de debater soluções para modernizar a gestão pública e transformar, na prática, a vida das pessoas.
Para o superintendente de Gestão do Patrimônio do Estado (Supat), Wédson Andrade, a participação no Grupo de Trabalho (GT) de Ativos representou uma oportunidade importante para discutir e propor soluções relacionadas às boas práticas na gestão patrimonial. “Discutimos a melhoria dos processos, o inventário, a transparência e as eficiências dos bens patrimoniais. Foi uma oportunidade significativa, na qual a Secretaria de Estado da Administração promoveu nossa participação efetiva nesse GT de patrimônio”, afirmou.
Quem também esteve presente foi o superintendente de Inovação de Gestão de Atendimento ao Cidadão (Sigac), Rodrigo Farias, que, durante o Grupo de Transformação Digital (GTD), abordou diversos temas com foco na inovação, modernização e nos desafios enfrentados na gestão pública. “O principal tema discutido foi à inteligência artificial e como ela pode trazer benefícios para o avanço da administração pública e do serviço público”, explicou.
Na reunião do GTD, a coordenação apresentou os dados coletados ao longo de 2024, com destaque para as centrais de atendimento existentes em todos os estados, incluindo o Ceac. Também foi traçado o planejamento estratégico para 2025, que envolveu a troca de experiências entre os participantes. “O objetivo foi identificar as ferramentas tecnológicas utilizadas por cada estado e discutir formas de intercâmbio de conhecimentos, além da utilização dessas ferramentas. A troca de experiências incluiu a análise dos desafios enfrentados, os bons resultados alcançados e a busca contínua pela inovação e melhoria do serviço público prestado à sociedade”, reforçou Rodrigo.
Para a superintendente de Recursos Humanos (SGRH), Bianca Braga, as trocas de experiências fortaleceram o GT de Gestão de Pessoas. “No encontro, pudemos construir diretrizes e metodologias para as políticas de gestão de pessoas no setor público, por meio do compartilhamento de práticas e experiências entre os estados”, destacou.
Na oportunidade, o GT de Gestão de Pessoas, em parceria com o Movimento Pessoas à Frente, apresentou os resultados preliminares da pesquisa sobre temporários em âmbito nacional, com o tema Modernização Administrativa: Diagnóstico e Projeto de Lei de Temporários. A pesquisa abordou os desafios e as soluções para uma gestão mais eficiente e transparente dos temporários na Administração Pública. O encontro também marcou uma das primeiras agendas do Consad Express Natal, discutindo temas como “Panorama Remuneratório”, “Indicadores de Gestão de Pessoas”, “Diversidade no Setor Público” e “Comunicação Não Violenta”, que fomentaram as discussões do grupo.
A gerente de Pessoal, Ellen Prata, apresentou um painel destacando a importância da participação da Sead, especialmente por ser a primeira participação da Secretaria no GT de ESG/Sustentabilidade. Ela ressaltou a relevância de conhecer como outros estados estão implementando as boas práticas de ESG, compartilhando os avanços e as iniciativas em andamento. “Contamos também com a participação de dois agentes do Banco Mundial, que estão elaborando relatórios para direcionar investimentos aos estados. A presença no GT é fundamental para conseguir atrair esses recursos para Sergipe”, afirmou.
Durante o evento, foram compartilhadas as boas práticas já implementadas pela Sead, devido à sua experiência na adoção dessas práticas. “Aderimos à plataforma A3P, do Governo Federal, focada nos três pilares da sustentabilidade. A Sead, no entanto, ampliou a plataforma, incluindo as áreas social e de governança, e criou uma comissão interna para liderar a implementação dos pilares ESG como projeto-piloto, para expandir essa abordagem para todo o governo”, disse a gerente.
Durante o GT das Escolas de Governo, as servidoras Rosângela Hermes e Crerlin Lemos apresentaram o balanço e os avanços obtidos em 2024, além de discutir as propostas e prioridades do GT para 2025. O encontro também destacou a Escola de Governo de Sergipe por cumprir a meta estabelecida no subgrupo do quadro compromisso da divulgação da Agenda 2030. A reunião tratou de diversos assuntos relevantes para a melhoria da gestão pública