Secretaria de Gestão reúne responsáveis pelos DAFs da Administração Pública Estadual

28 de abril de 2023 - 17:42

Foram abordadas as competências específicas no decreto estadual nº 285/2023 e o papel estratégico que as licitações, contratos administrativos e a logística possuem para a Administração

 

Com o objetivo de alinhar os novos procedimentos pertinentes às compras públicas estaduais, a Secretaria Especial de Gestão das Contratações, Licitações e Logística (Seclog), realizou nesta sexta-feira, 28, no auditório da Secretaria de Estado da Administração (Sead), uma reunião com os servidores lotados nos DAFs (Departamentos Administrativos e Financeiros) da Administração Estadual Direta, Autárquica e Fundações do poder Executivo do Estado de Sergipe. O encontro foi conduzido pelo secretário da Seclog, Walter Pereira, e pelo superintendente geral, Wellington Melo.

No encontro foram abordadas as competências específicas no decreto estadual nº 285/2023 e o papel estratégico que as licitações, os contratos administrativos e a logística possuem para a Administração Pública Estadual visando a legalidade, eficiência e economicidade nos procedimentos relacionados a compras, contratações e logística.

Para o superintendente da Seclog, Wellington Melo, a reunião serviu para esclarecer o decreto que está regulamentando a própria criação da Secretaria de Gestão. “Esse foi um passo importante para as compras públicas do estado. Tendo em vista os novos procedimentos e a necessidade de controlar os contratos e os gastos públicos, melhorando as licitações e as compras públicas do governo.Tudo dentro do Plano de Governo”.

O superintendente reforça que a ideia de reunir os DAFs foi pelo fato do decreto atingir toda a Administração Pública. “Na oportunidade esclarecemos o decreto e verificamos com os servidores se existia alguma dúvida. A nossa meta é executar da melhor forma possível os processos administrativos as licitações”, pontua Wellington.

Presente na reunião, o agente da polícia judiciária da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Aerton Ribeiro, disse que o encontro trouxe o esclarecimento da prestação de serviços mediante procedimentos centralizados, na área de aquisição e gestão contratual de bens e serviços. “Esse decreto assinado pelo governador Fábio Mitidieri faz com que os processos mais complexos tenham mais celeridade junto à Seclog”.

A coordenadora de licitações da Secretaria da Saúde (SES), Leilane Melo, disse que no encontro foi possível diluir todas as dúvidas e direcionamentos dos processos licitatórios, especificamente para a SES, que tem algumas exceções na Lei. “Contar com ajuda dos responsáveis da pasta é fundamental para melhorar as instruções dos processos, já que no caso específico da saúde temos algumas exceções no que tange a fonte de recursos”, frisa.