A Secretaria Especial de Gestão das Contratações, Licitações e Logística (Seclog) realizou, nesta quinta-feira, 2, a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico. Com foco em ferramentas de gestão colaborativa orientadas para indicadores de desempenho e ciclos curtos de entrega, a ação reuniu todas as equipes gestoras da pasta, no auditório da Secretaria de Estado da Administração (Sead), em Aracaju.
A oficina, ministrada pela assessora da Diretoria de Planejamento da Sead, Deborah Arôxa, envolveu os servidores em atividades dinâmicas para a construção do mapa estratégico e perfil do cliente da Seclog. De acordo com o secretário Especial de Gestão das Contratações, Walter Lima, o planejamento estratégico é uma diretriz primaz da atual gestão estadual.
“Toda a gestão do governador Fábio Mitidieri é direcionada pelo Planejamento Estratégico do governo. Com essa ferramenta de gestão, nós perseguimos os objetivos estabelecidos por intermédio do acompanhamento das metas, o que facilita a tomada de decisão. Por esse motivo, estamos construindo o nosso planejamento estratégico”, afirmou o secretário.
Especialista em governança, gestão de riscos e transformação digital, com foco na otimização de processos e inovação, Deborah Arôxa abordou na oficina o BSC (Balanced Scored Card). Trata-se de uma ferramenta que visa traduzir a estratégia de uma organização em objetivos e indicadores de desempenho. Também foi apresentada a metodologia ágil, uma abordagem de gerenciamento de projetos focada em flexibilidade, colaboração e entrega contínua de valor, utilizando ciclos curtos de desenvolvimento.
“Essas equipes já fizeram uma oficina prévia comigo, na qual foram definidas a missão e a visão da Secretaria, o que já foi homologado pelo secretário. E agora nesta oficina, o secretário nos pediu que construíssemos um plano de trabalho participativo para a Seclog, ouvindo os colaboradores, ouvindo os servidores. Então, essas equipes todas vão construir o mapa estratégico e o perfil do cliente”, detalhou Deborah.
A assessora da Diretoria de Planejamento da Sead explicou ainda que esta oficina terá um segundo momento, em novembro, no qual será abordada a estrutura dos projetos que serão implementados. “E esse planejamento estratégico que estamos construindo está sendo integrado ao planejamento estratégico do Estado”, frisou a facilitadora da oficina.