Secretário destaca importância do curso sobre o e-Social

28 de abril de 2022 - 14:33

Na manhã desta quinta-feira, 28, durante curso de capacitação teórica para os servidores públicos de Gestão de Pessoas do Executivo Estadual sobre o eSocial – obrigações acessórias da área de recursos humanos, o secretário de Estado da Administração (SEAD), Dernival Neto, destacou a importância do evento que ocorre desde a quarta-feira (27), no auditório da SEAD, numa realização da Superintendência Geral de Recursos Humanos (SGRH).Revelou o secretário que as ferramentas de comunicação do SIPES com o Portal do eSocial foram desenvolvidas pelos programadores que trabalham na área de desenvolvimento do sistema da folha de pagamento da SEAD. “Desafio imenso, uma coragem impressionante, que gerou uma economia para o estado de Sergipe de alguns milhões de reais. Um sistema como esse custa muito dinheiro”, frisou.“Todo o esforço que está sendo feito agora será para que lá na frente todos os servidores que trabalham com o eSocial tenham mais tranquilidade. O eSocial veio para fazer um ‘ponto de corte’. Depois dele totalmente implantado, teremos uma certa tranquilidade nas questões de RH”, afirmou.Agradeceu ao seu antecessor, ex-secretário George Trindade, por ter tomado essa decisão, a equipe técnica e ao o RH. “Vamos vencer, a vida é feita de desafios e vamos superar. Essa ferramenta está sendo uma superação para cada um dos órgãos que compõe o estado”, finalizou.  ParticipantesPara o analista de sistemas do Sergipeprevidência, Victor Rocha, o curso é importante pelo fato das dúvidas serem muitas sobre o eSocial. “Cada órgão do estado enxergava sua própria realidade. E a parte importante é que agora temos que unificar todo esse conhecimento que estamos aprendendo aqui”, declara.

A assistente administrativa de Recursos Humanos da Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe (FHS/SE), Valéria Lourenço, também ressalta a importância do evento. “Esse curso está sendo uma inovação para nós. O eSocial irá facilitar nossas vidas, pois vai agilizar vários processos tanto internos quanto externos, passando mais segurança para todos”.

O especialista em gestão governamental Caio Jordão, que é servidor da SEAD, revela que a parte teórica do curso está sendo importante para que os servidores entendam em vias gerais o eSocial.O curso

A parte teórica do curso termina nesta quinta-feira (28). Está sendo ministrado pelo professor de Direito Tributário e Previdenciário, e auditor fiscal da Receita Federal, Alex de Assis Mendonça.

A capacitação é uma realização da SEAD, por meio da Superintendência Geral de Recursos Humanos (SGRH). Tem como objetivo difundir o sistema nos órgãos estaduais, uma vez que o eSocial será responsável pelo encaminhamento das informações vinculadas às relações de contratação dos servidores públicos, quais seja, de natureza cadastrais, funcionais e financeiras.

Nos dias 04 e 05 de maio o curso terá continuidade para uma nova turma de servidores. Os que estão sendo capacitados teoricamente, nesta primeira turma, participarão da aula prática entre os dias 3 e 4 de maio no SIPES. Já a segunda turma, 06 e 09 de maio.