Secretário recebe drones que vão auxiliar Supat no processo de vistorias, levantamentos de áreas e regularização fundiária

11 de abril de 2022 - 12:32

Na manhã desta segunda-feira (11), na Superintendência de Gestão do Patrimônio do Estado (Supat), o secretário de Estado da Administração (Sead), Dernival Neto, recebeu os dois drones doados pela Receita Federal de Recife. Os equipamentos reduzirão o tempo de análise dos processos e diminuirão os trabalhos manuais.

Segundo o secretário, com o recebimento dos equipamentos a Superintendência de Gestão do Patrimônio do Estado irá agilizar os trabalhos usando a tecnologia RPA (automação robótica de processos) para executar as vistorias antes realizadas por servidores.

Ainda de acordo com Dernival, os equipamentos irão auxiliar em visitas a propriedades no interior do Estado de Sergipe, originando na melhoria dos processos internos e agilizando os processos de regularização fundiária diligenciados ao Estado. “Esse tipo de processo demorava mais de um ano para ser concluído. Com a chegada dos drones, o processo será encurtado para cerca de seis meses”, comemora.

Doação

O Governo de Sergipe, através da Sead, recebeu dois equipamentos de RPAS doados pela Receita Federal, na última sexta-feira (8), fruto de apreensão de mercadorias.  Os equipamentos foram entregues pelo chefe da Divisão de Mercadorias Apreendidas, Henrique Ferreira, na sede da Receita Federal de Recife, ao superintendente da Supat, Wedson Andrade.

Comemorando a doação de dois drones, o superintendente agradeceu o apoio da Receita Federal Brasileira (RFB), na pessoa do secretário Especial da Receita Federal, Júlio César Vieira, bem como ao secretário da Administração, Dernival Neto, por recepcionar e buscar os meios para atender às solicitações da Supat.

Curso de operação

O especialista em política pública e gestão governamental da Sead, Igor Costa, informa que a Escola de Governo irá ofertar brevemente o curso de pilotagem de drones. E afirma que o curso será aberto para os servidores que tiverem interesse em aprender utilizar essa nova tecnologia.  “Aqui na Supat, usaremos para vistorias”, disse, reforçando que a ideia do curso é ensinar a pilotar um drone de forma segura, atendendo a legislação.