Técnicos da Seplag apresentam estudo para novos limites territoriais de Japoatã

9 de dezembro de 2019 - 16:55

Proposta foi apresentada a representantes municipais mas será validada pelos prefeitos

Na manhã desta terça-feira, 06, técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) receberam o prefeito (do município) de Japoatã, Gimarcos Alcântara, e representantes de outros municípios circunvizinhos para tratar sobre a revisão dos limites territoriais de Japoatã.

A redefinição dos limites do município faz parte do projeto do Arquivo Gráfico dos Municípios Sergipanos (AGM) e tem   como objetivo redefinir os limites dos municípios através do uso de coordenadas geográficas, já que a base legal desses limites estão imprecisas e antigas.

“Durante as atividades realizadas nos meses de junho e julho, os técnicos percorreram a linha fronteiriça seca a fim de confirmar em campo se o limite tratado na lei está em coerência com o limite praticado pelos municípios confrontantes. Identificamos divergências e propomos o novo modelo apresentado hoje”, explica Fernanda Lopes, técnica da Superintendência de Estudos e Pesquisas da Seplag, e uma das responsáveis pelo trabalho.

Japoatã limita-se com os municípios de São Francisco, Propriá, Pirambu, Pacatuba, Japaratuba e Neópolis e durante a apresentação aos representantes municipais presentes, o técnico do IBGE, Nelson Dias, detalhou o resultado dos estudos realizado nos últimos meses na região, apontando o novo traçado. Ele informou os critérios utilizados, respeitando sempre o acordo social estabelecido nas localidades, além de questões administrativas para caso de atividade econômica desenvolvida na área da divisa territorial.

“A gente entende isso como um processo, que passa por alguma resistência dos gestores municipais que não percebem a importância desse trabalho de imediato. Mas, no futuro, eles verão como esse novo desenho beneficiará os seus municípios, principalmente no sentido de destravar questões administrativas que estão estagnadas por conta de diferenças existentes nesses limites”, explica.

Estiveram presentes representantes do município de Pacatuba, Propriá e Pirambu, que conheceram o novo traçado do município vizinho, e viram como a proposta influencia no desenho dos seus respectivos municípios. “Vamos levar a proposta para o Prefeito e avaliar a proposição do IBGE”, explicou Ligiane, a representante de Pacatuba, município com a maior linha fronteiriça com Japoatã.