No final da manhã desta terça-feira, 03, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) fez a doação para a Segrase, através do Observatório de Sergipe, do seu acervo do Diário Oficial do Estado desde 1928. O ato aconteceu no Observatório de Sergipe, com a presença do secretário Rosman Pereira e do diretor presidente da Segrase, Ricardo Roriz, que na oportunidade assinaram o termo de doação.
Segundo Rosman, a Seplag resolveu fazer a doação do seu acervo do Diário Oficial para auxiliar a Segrase a ter uma fonte alternativa de diários que ajude no processo de digitalização, uma vez que é a Segrase quem zela e coordena os Diários Oficiais e iniciou a sua digitalização.
“Toda a história burocrática do Estado, todo o histórico com relação às compras e nomeações, tudo que é público relacionado ao Estado desde 1928 até 2012 estamos doando. É a história de quase 100 anos dentro desse acervo, que está sendo doada para digitalização”, avalia o secretário, enfatizando que dentro de pouco tempo todos vão poder consultar pela internet todos os diários.
O diretor presidente da Segrase, Ricardo Roriz, comemorou a doação. “É muito importante, pois a Segrase, nesse momento, está digitalizando todas as documentações e diários oficiais que passaram por lá. Tem diários deteriorados e com o recebimento do acervo poderemos fazer a digitalização com melhor qualidade”, afirma.
Ressalta Roriz que o processo de digitalização dos Diários Oficiais iniciou em 2011. “Começamos de forma decrescente até chegar o ano que iniciamos nossas atividades na Segrase. Acredita que todo esse trabalho deverá ser concluído em três anos”, avalia.
De acordo com o superintendente de Estudos e Pesquisas do Observatório de Sergipe, Ciro Brasil, estão sendo doados mais de 50 volumes impressos do Diário Oficial desde a década de 1920.
Participaram ainda do ato de doação do acervo do Diário Oficial os diretores da Segrase Alexandre Felizola (Administrativo e financeiro) e Milton Alves (Industrialização).