Servidores da administração direta e indireta são capacitados para melhorias na gestão de patrimônio

28 de novembro de 2023 - 20:02

Desenvolvido pelas secretarias da Administração e da Fazenda, módulo visa integrar o patrimônio à contabilidade pública

 

Diretores de Daf e Patrimônio dos órgãos da Administração Pública Estadual direta e indireta participaram na manhã desta terça-feira, 28, da apresentação do Módulo de Patrimônio  e Almoxarifado, integrado ao sistema i-Gesp, que está sendo desenvolvido pelas Secretarias da Administração (Sead) e Fazenda (Sefaz). O evento, organizado pela Superintendência de Gestão de Patrimônio do Estado de Sergipe (Supat), foi realizado no auditório da Sead.

De acordo com o superintendente da Supat, Wedson Andrade, o sistema avançou em seu desenvolvimento e alcançou a fase de inventário. “O propósito da reunião foi apresentar a planilha de inventário para que cada órgão possa indicar seu ponto focal, responsável por fornecer as informações sobre cada bem imóvel pertencente a sua Secretaria dentro do i-Gesp”, explicou, enfatizando que cada gestor designará um servidor como ponto focal, encarregado de inserir os dados no módulo de patrimônio do sistema i-Gesp. “Nosso objetivo é integrar o patrimônio com a contabilidade pública”, acrescentou.

O servidor da Supat, Victor Rezende, destaca o desenvolvimento do módulo de patrimônio e almoxarifado no sistema i-Gespa. “A Superintendência de Gestão de Patrimônio do Estado de Sergipe convidou os órgãos para fazer uma breve apresentação do sistema, falar sobre informações correlatas à utilização e conceitos relativos à gestão de patrimônio imóvel”.

Participação

O contador geral do Estado, Valdomiro dos Santos, que ministrou a apresentação do módulo, destacou a importância de capacitar os agentes envolvidos na área. “Isso visa garantir que suas práticas executivas reflitam o que há de melhor na produção da informação contábil, pois o verdadeiro valor dessa informação está na evidenciação precisa do que realmente reflete a realidade da entidade”, afirmou, enfatizando que a apresentação busca conscientizar os gestores sobre a necessidade de atuar de forma efetiva para cumprir os requisitos estabelecidos nas normas contábeis, fornecendo-lhes a consciência necessária para essa execução.

A servidora do Ipesaúde, Elizabeth Alcântara, vê a apresentação do módulo  como uma forma de integração e organização não só do setor, mas também da instituição em conjunto com o Governo do Estado. “Esse encontro proporciona uma oportunidade para alinharmos nossos processos relacionados a patrimônios, insumos e suprimentos, resultando em uma integração mais eficaz tanto em relação ao nosso estoque quanto ao nosso patrimônio”.

Já a servidora da Agrese, Fátima Luane Oliveira Bezerra, destaca a grande importância da apresentação do módulo. “Enfrentamos consideráveis desafios nessa área de regularização e o módulo chega em um momento extremamente fundamental para nós”.

O servidor do setor de Patrimônio da Secretaria do Estado da Assistência Social e Cidadania, André Ribas, pontua que o encontro abordou muitas informações relevantes sobre a gestão patrimonial do Estado. “Essas informações são de grande importância para nós, que trabalhamos diretamente nesse setor, pois ajudarão a dissipar dúvidas e fornecerão insights para um controle mais eficaz dos bens patrimoniais. Isso é crucial não apenas para o nosso setor, mas também para todo o estado”.