A Secretaria de Estado da Administração (Sead), através da Escola de Governo, está ofertando nesta semana um curso de ouvidoria para os servidores públicos estaduais. As aulas estão sendo ministradas pela professora e pesquisadora da Fundação Getulio Vargas (FGV), Jacqueline Sobral.
Durante o curso, os servidores estão sendo instruídos sobre a ouvidoria no Brasil; diferenças entre as ouvidorias estatais e o ombudsman privado; papéis do ouvidor público; diferença entre ouvidoria e atendimento ao cidadão; problemas recorrentes na Administração Pública; técnicas de implantação e melhoria de ouvidorias.
Para a ministrante do curso, a ouvidoria é o canal de diálogo entre o cidadão e a administração Pública, além de ser um instrumento essencial, imprescindível, para o funcionamento dos órgãos. “A ouvidoria é um dos principais canais que temos para ouvir a voz do cidadão. O ouvidor é quem vai fazer o papel inicial e para isso é preciso ter técnicas de comunicação e de gestão”, frisou.
Presente no curso, a servidora Lucimara Passos destacou que o governo do estado vem dando as ouvidorias um papel de extrema importância, buscando aproximar o governo do cidadão. “Posso afirmar que o aprendizado é constante e preparar bem os técnicos que trabalham com todo o processo da ouvidoria é uma forma de estruturar bem os serviços prestados”, disse.
Para Ana Cristina Xavier, servidora da Setur, o curso ofertado tem um grande teor de conhecimento. “O curso está sendo muito produtivo e bem aproveitado pelos servidores”, avalia.
A servidora da Codise, Camila Santana, falou da importância do curso para o órgão, principalmente por está implementando um novo canal no órgão. “O curso tem um aprofundamento amplo e trás ferramentas e técnicas importantes para trabalharmos juntos ao cidadão”, afirma.