Servidores do Estado discutem “Governo Eletrônico e Transformação Digital”

12 de setembro de 2022 - 12:03

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), discutiu o “Governo Eletrônico e Transformação Digital” com gestores da Tecnologia da Informação e Comunicação da Administração Pública. Foi durante reunião na manhã desta quinta-feira (28), no auditório do Palácio Governador Augusto Franco.

No evento, que focou no avanço na modernização do serviço público, tratou de temas como: Políticas Públicas para o Governo Digital; Assinatura Eletrônica x Assinatura Digital – usabilidade no e-Doc; Carta de Serviço ao Usuário – Lei Federal nº 13/460 2017; Nuvem Privada do Governo – Case de sucesso da Seduc, com participação especial de Marcos Gomes, Especialista em Regulação da ANATEL.

Presente no evento, o secretário de Estado da Administração, Dernival Neto, enfatizou a importância da reunião. “Essa reunião agrega, pois, traz a unificação do pensamento de todas as equipes que compõem os órgãos na área de TI para que todos os órgãos falem a mesma língua. A TI tem diversos caminhos diferenciados, e nós para racionalizarmos a utilização e gasto público. Quanto mais estivermos reunidos em uma demanda comum a todo o estado, nós ganharemos eficiência e robustez nas nossas soluções.”

O diretor-presidente da Emgetis em exercício, Haroldo Déda, ressaltou a importância do alinhamento para que o avanço nos serviços seja mais eficazes e benéficos para o Estado e seus servidores.

Para o superintendente da Sumog, Rodrigo Farias, o momento é importante para a modernização do serviço público pelo fato dos servidores e gestores das áreas de planejamento, TI e modernização debateram sobre caminhos de modernização e melhoria do serviço como um todo.

Rodrigo palestrou sobre a Carta de Serviço ao Usuário – Lei Federal nº 13/460/2017, onde reforçou a importância do cumprimento da lei, o planejamento que o estado está tendo para que a lei seja cumprida. “Através do secretário Dernival foi encaminhado um ofício para todos os órgãos, solicitando todas as informações de serviços públicos. Com isso, a Sumog unificou os dados recebidos e após a busca e conhecimento em outros estados modelos no assunto, identificamos que Sergipe precisa de três pilares: Governança (instrumentos legais, políticas públicas, comitê); Gestão Estratégica (Planejamento, identificação dos serviços, estrutura da Carta de Serviços); e o pilar Operacional (monitoramento, atualização, portal, sistema).