Servidores do Estado participam de palestra sobre saúde mental

15 de fevereiro de 2023 - 15:31

Psicólogo destacou a importância da saúde mental dentro do ambiente de trabalho

Com o propósito de conscientizar o servidor público sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, a Escola de Administração Pública e Governamental de Sergipe (Esapgese), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), realizou nesta terça-feira, 14, a palestra ‘Saúde mental, a vida pede equilíbrio’. O evento aconteceu no auditório da Sead e foi ministrado pelo psicólogo clínico do Núcleo de Atenção ao Servidor do Centro Administrativo da Saúde (CAS/SES), Demétrio Sérgio dos Reis.

Em sua palestra o psicólogo fez um apanhamento geral da importância da saúde mental dentro do ambiente de trabalho, falou das questões psicopatológicas e patológicas dos transtornos da mente. E abordou alguns questionamentos de como as pessoas se relacionam com esse cotidiano.

Para Demétrio é respeitável que cada servidor entenda a importância de refletir sobre o que podemos fazer no ambiente de trabalho para melhorar nossa saúde mental, prevenindo precocemente, sem que necessariamente isso implique no adoecimento, e, consequentemente, no afastamento do trabalho.

“Nosso foco é evitar o afastamento por conta de doenças que podem ser evitadas quando diagnosticadas na sua origem. É importante ter autoconhecimento, saber reconhecer seus limites e adotar os cuidados necessários para manter o bem-estar emocional”, disse, afirmando que muita gente teme tocar ou esbarrar nesse tema.

O diretor geral da Escola de Governo, Wellington Mangueira, fez a abertura oficial do encontro e destacou que o Governo do Estado preza pela humanização, não somente dos servidores públicos, mas também dos seus colaboradores. “É importante falarmos sobre a saúde mental, para explicar e desmistificar sentimentos, ensinando aos colaboradores como vivenciar com o problema”, salientou.

A secretária de Estado da Administração (Sead), Lucivanda Rodrigues, destacou a satisfação do Governo do Estado em está abordando sobre os eixos que envolvem a saúde mental com os seus servidores, da importância do autocuidado e de desenvolver novos hábitos.”Nossa expectativa como governo é ampliar essas ações para que efetivamente os mais de 40 mil servidores possam ter acesso a esse tipo de cuidado e prevenção”, disse.

Larissa Prudente, gerente do Núcleo de Atenção ao Servidor da Secretaria da Saúde, reforça que essa ação é voltada a trazer para o servidor um ambiente de trabalho mais saudável. “As ações são no intuito de integrar o funcionalismo público. Sabemos que inicialmente os servidores têm uma certa resistência, porém percebemos que aos poucos as pessoas estão começando a entender a importância de tratar da saúde mental, nesse caso específico dentro do ambiente de trabalho”, acentuou.

Ela revela que o maior desafio é a sensibilização dos gestores para que ele seja multiplicador, para que tenha um olhar sob sua equipe, observando se tem algum servidor que precisa de acompanhamento.

Presente na palestra, a servidora do Apoio ao Sistema Educacional da Seduc, Stephanie Andrade, disse ser muito gratificante participar de um encontro que aborda a saúde mental. “Eu, como psicóloga, vejo essa iniciativa do Governo como grandiosa. Tratar desse tema no ambiente de trabalho é fundamental. Esse tema está tendo uma visibilidade muito grande, acredito que a pandemia tenha sido um gatilho para incentivar novas ações”, concluiu.