Servidores públicos lotam o Atheneu para assistir Leila Navarro

9 de dezembro de 2019 - 18:18

Começou nesta terça-feira, 10, com a participação da palestrante Leila Navarro, o Ciclo de Palestras que será promovido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), através da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental. O evento, direcionado aos servidores públicos, foi realizado no Teatro Atheneu e marcou a aula inaugural da Escola de Administração Pública em 2007.
Fotos: Maria Odília

“Esta é a primeira palestra das muitas que pretendemos realizar, dentro da proposta do novo governo de valorizar o servidor público”, disse o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto. Ele destacou, na abertura da palestra, que o foco da Sead é o servidor. “Nós ampliamos o serviços da Secretaria, como o atendimento ao cidadão através do Ceac, o Ipesprevidência, Ipesaúde e também a Superintendência de Compras Centralizadas. Mas a nossa meta principal é a valorização do servidor”.

Jorge Alberto fez uma apresentação de Leila Navarro e agradeceu as presenças do procurador geral do Estado, Edson Ulisses, e dos secretários de Estado de Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade, Renato Brandão, e da Cultura, Luís Alberto dos Santos. Ele reforçou ainda a iniciativa do secretário adjunto de Administração, José Leite, que fez a escolha da palestrante. “Estamos trazendo um pouco da iniciativa privada para o serviço público”, disse Jorge Alberto.

Animação
A terapeuta comportamental Leila Navarro iniciou sua palestra “Criatividade, Inovação, Ousadia e Mudança” ao som da música “It’s Raining Man”, brincando com o público. Ela afirmou que é preciso ousar para superar desafios. “Quem não tiver peito, está fora do mercado. Ter peito é ter coragem para ousar, para inovar”, afirmou a palestrante, reforçando que a coisa que qualquer pessoa mais precisa é ter atitude, força de vontade e coragem.

Arrancando aplausos e também risos da platéia, Leila Navarro interagiu com os presentes, que participaram de dinâmicas e brincadeiras. “Ser feliz e fazer a diferença. Isto só depende de atitude e força de vontade”, citou, mostrando que as mudanças dependem de cada pessoa. “Eu fui convidada a ser protagonista da minha própria história. Ninguém te critica ou te elogia. Você é que se sente criticado ou elogiado pelo mundo. E esse sentimento depende de você”, reforçou Leila.

Depoimentos
A palestra rendeu elogios dos servidores. “Eu assisto a suas palestras sempre que ela vem a Aracaju, mas esta foi a melhor de todas”, disse a professora Neide Maria Araújo dos Anjos. “Todos os funcionários do Estado têm direito de assistir uma palestra como essa. Como certeza, o trabalho vai fluir melhor”, comentou Fernanda Albuquerque, da Controladoria Geral do Estado, ressaltando que o estresse do início do dia foi embora durante o evento.
Para Ania Cristina da Silva Meneses, do Departamento Estadual de Serviços Gráficos de Sergipe, a palestra despertou sentimentos. “Com ética, a gente pode ajudar aos outros, ser solidário, sem precisar reter as informações”. Esse tipo de evento, de acordo com Rachel Gonçalves, do Ipesprevidência, deve ser uma ação continuada no setor público. “O servidor precisa desse estímulo”.
O próximo evento já está sendo programado pela Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe. “A gente deve realizá-lo em junho, mas também estamos viabilizando outras palestras, que devem acontecer até o fim deste ano”, disse a diretora geral da escola, Maria do Carmo Marcondes Piloto.