Servidores públicos participam de nova palestra promovida pela Secretaria de Administração

20 de abril de 2023 - 14:48

 

O evento faz parte de um ciclo de palestras da Sead, através da Escola de Governo, visando fomentar a saúde do servidor e mostrar a importância do bom relacionamento no trabalho com os colegas e o público

 

A Escola de Administração Pública e Governamental de Sergipe (Esapgese), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), realizou na manhã desta quinta-feira, 20, no auditório da Sead, a palestra “Relacionamentos: Comunicação e Saúde para gestão de pessoas”. O encontro foi ministrado pela especialista em gestão de pessoas, Rita Porto, com o objetivo de conscientizar o servidor público sobre a importância dos relacionamentos que interferem no clima organizacional, no andamento de projetos e resultados conquistados.

A abertura da palestra foi feita pelo diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira, que na oportunidade ressaltou a perspectiva de melhor servir ao servidor público. “O Governo do Estado, através da Sead, vem promovendo meios de desenvolver atividades que corroboram com o crescimento do servidor. Trabalhar a comunicação e a saúde é uma das missões dessa gestão. Seguindo o propósito do governo de fazer uma gestão atuante e evoluída, a Escola vem promovendo palestras nos quesitos de cidadania e direitos humanos”.

Wellington reforça que é importante os órgãos observarem seus colaboradores e identificarem as suas necessidades, tendo em vista a possibilidade de definir temas de palestras favoráveis a eles e que de fato ofereçam efeitos positivos em sua vida pessoal, profissional e à gestão pública.

A palestrante Rita Porto afirmou que para construir ambientes equilibrados, tanto gestores quanto colaboradores, devem conhecer e trabalhar em prol de objetivos em comum, tendo em mente que a vitória de uma equipe tem efeitos positivos para todo o órgão. “Os servidores devem entender como a comunicação é uma ferramenta importante no ambiente de trabalho, como aprender a usar essa comunicação de forma adequada com toda sua equipe”.

O gestor público, André Figueiredo, disse que a Escola tem como foco fomentar a discussão da saúde do servidor. “Devemos trabalhar a melhor forma de comunicação para fortalecer o relacionamento no ambiente profissional . Esse é o papel da gestão de pessoas, propiciar treinamentos que favorecem o fortalecimento dessa habilidade de forma eficaz”.

Revela ainda que palestras sobre gestão de pessoas abordam assuntos que ajudam a solucionar problemas pessoais ou profissionais, como também a desenvolver novas habilidades, potencializar suas funções e inclusive se encontrar diante das opções que estão à sua volta.

Para a coordenadora psicossocial da Escola do Governo do Município, Ana Dalva, esse momento foi muito importante, pois mostra ao servidor como se relacionar e cuidar da saúde mental e ao mesmo tempo promove a motivação e melhorias de desempenho. “Esse tipo de palestra capacita o servidor e mostra a importância de estarmos bem e cuidar da saúde mental”.

A guarda-municipal Vileanne Brito, que atualmente trabalha na patrulha Maria da Penha em Aracaju, disse que a ideia de participar da palestra foi exatamente com intuito de facilitar a comunicação da gestão das pessoas do grupamento. “Quanto mais conhecimento melhor para o desenvolvimento das nossas atividades, principalmente nos que trabalhamos diretamente com um público de mulheres vítimas de violência doméstica. Então essa facilidade de nos comunicar melhora a nossa desenvoltura profissional”.