Superintendências discutem melhora no processo de transformação digital

23 de fevereiro de 2023 - 08:46

O objetivo é melhorar o processo de transformação digital para que toda a documentação e procedimentos da Sead sejam trabalhados de forma digital

 

Em conformidade com as diretrizes do plano do Governo de Sergipe, que tem como uma das metas buscar a inovação dos processos administrativos, na manhã desta sexta-feira, 17, foi realizada uma reunião entre as superintendências de Inovação da Gestão e do Atendimento ao Cidadão (Sigac), do Gabinete de Gestão das Contratações, Licitações e Logística (GCLOG) e Gestão do Patrimônio do Estado (Supat), que são vinculadas à Secretaria de Estado da Administração (Sead).

O objetivo é melhorar o processo de transformação digital para que toda a documentação e procedimentos sejam trabalhados de forma digital, diminuindo o uso de papel e tendo uma maior celeridade e economicidade, proporcionando um melhor serviço para o cidadão.

De acordo com o superintendente da Sigac, Rodrigo Farias, a administração estadual já trabalha com a questão da virtualização e tramitação digital. “Mas essa nova gestão vem buscando avançar na modernização para disponibilizar, via web, o mapeamento de todo esse processo”, disse.

O superintendente do GCLOG, Wellington Melo, destaca a importância do alinhamento do Pano de Governo e da criação do Gabinete de Gestão. “Já aproveitamos esse momento para fazer o mapeamento de todos os processos,  para que o objetivo maior seja alcançado, que é a fluidez em relação aos processos de licitações”.

O  analista de projetos, Francisco Rocha, explica  que desde 2019 a Sead vem trabalhando em parceria com a Emgetis no projeto de transformação digital. “Por conta da pandemia, todos os processos na base da Sead foram automatizados no sistema, mas não tivemos tempo hábil de documentar todos eles. Então estamos documentando para que fiquem registrados e publicados na web todos os procedimentos, através das suas bases de conhecimento e mapeamentos de uma representação gráfica para quem tiver necessidade de acessar essa documentação”, informou.

Ainda segundo Francisco Rocha, no caso particular desse processo, toda a documentação e mapeamento é baseado na lei de licitações e contratos de nº 8.666. “Estamos discutindo para que, se houver necessidade, fazermos os ajustes desses processos já nos moldes da nova lei 14.133 e assim prosseguir com a documentação dos demais processos”, frisou Francisco.