Somente este ano, já são mais de 575 mil atendimentos prestados à população nas unidades fixas, localizadas em Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto e Simão Dias; e na unidade itinerante, que percorre todo o estado
De emissão da carteira de identidade a solicitação da tarifa social para desconto na conta de água, de cadastro de currículo para acesso ao mercado de trabalho a formalização de microempreendedor individual, de extrato previdenciário a licenciamento de veículos. Essa variada lista é apenas parte da cesta de serviços disponibilizados pelo Governo de Sergipe no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac).
Administrado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), o Ceac conta com nove unidades, nas quais realiza cerca de 100 mil atendimentos por mês. Somente este ano, já são mais de 575 mil atendimentos prestados à população sergipana nas unidades fixas, localizadas em Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto e Simão Dias; e na unidade itinerante, que percorre todo o estado integrada ao programa “Sergipe é aqui”.
De acordo com a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, a média mensal de atendimentos realizados pelo Ceac evidencia a eficácia dessa estrutura mantida pelo governo estadual para facilitar a oferta de serviços públicos ao cidadão. “Ao reunir num mesmo lugar diversos órgãos e entidades públicas e empresas prestadoras de serviços públicos, garantindo comodidade e facilidade de acesso a serviços, inclusive a políticas públicas, o Estado reafirma o seu compromisso com a promoção e o fortalecimento da cidadania”, frisou.
No Ceac, o tempo médio de atendimento é inferior a sete minutos, o que demonstra a agilidade na prestação dos serviços à população nessas unidades, como reconhece a aposentada Maria de Lourdes Santos. Para ela, que frequentemente busca atendimento do Ceac RioMar, em Aracaju, encontrar diversos serviços num mesmo local facilita bastante o acesso a serviços públicos. “No RioMar sou sempre muito bem atendida. Gosto da limpeza, do atendimento, de tudo aqui. É muito bom poder resolver tudo em um único lugar, é ótimo, pois,pelo menos, a gente não caminha muito, apesar que eu gosto de caminhar e fazer academia, mas resolver os problemas em um lugar só é melhor”, contou a aposentada ao receber atendimento da Energisa, uma das prestadoras de serviço público presentes no Ceac.
Em Nossa Senhora do Socorro, durante a realização do programa de governo itinerante “Sergipe é aqui”, no início deste mês, Lucilene Santos, moradora do município, se dirigiu à unidade móvel do Ceac e solicitou o Passe Livre Estadual para o filho. Sem precisar ir até a sede do órgão que emite o documento, na capital, o Departamento de Infraestrutura Rodoviária, ela acessou uma política pública e efetivou um direito social. “Consegui fazer todo o procedimento com tranquilidade e fomos muitíssimo bem atendidos, tanto eu quanto meu filho”, destacou.
Entre uma corrida e outra, o motoboy José Rodrigo Neto também aproveita a comodidade oferecida pelo Ceac para emitir documentos ou mesmo solicitar serviços. Nas unidades do Ceac, afirma ele, além da variedade de serviços, há o diferencial do atendimento agilizado. “No RioMar tenho a facilidade de resolver tudo em um só lugar e logo sou atendido. Sem dúvida, é uma iniciativa boa”, reconheceu.
Para a empreendedora Jane Mary, ao disponibilizar uma variedade de serviços públicos o Ceac facilita a vida dos sergipanos. “É super prático, principalmente para as pessoas mais necessitadas, que não precisam ir a vários locais para buscar atendimento em órgãos públicos. A vida se torna mais fácil. Você chegar e resolver tudo aqui em só lugar é muito bom”, contou ao destacar a conveniência de realizar num mesmo local a emissão de um boleto, em determinado órgão, e o pagamento desse documento numa unidade bancária. “O atendimento é nota dez”, avaliou.
Balanço
Diretor-geral de Atendimento ao Cidadão, Diego Prado destaca que as quatro unidades da capital, município que concentra a maior parcela da população sergipana, lideram em número de atendimentos. “Este ano, de janeiro a junho, a unidade RioMar concentrou 32,7% do total de serviços prestados em todo o estado, enquanto as unidades localizadas no interior são responsáveis por cerca de um quarto dos quase 600 mil atendimentos do ano. Os números comprovam que o Ceac funciona como deve ser: para todos os sergipanos. Nosso foco é garantir que, independentemente de onde o cidadão esteja, ele encontre um serviço público eficiente, humanizado e acessível. Esse é o propósito que move o Governo de Sergipe” acrescentou.
A rede de unidades do Ceac conta com serviços do Governo de Sergipe, Banese, AracajuCard, Energisa, Deso, Receita Federal, Correios, Junta Militar de Sergipe, Detran, Procon e Prefeitura de Aracaju, entre outros órgãos e entidades públicas. Para conhecer a lista completa de serviços oferecidos e formas de agendamento, acesse: ceac.se.gov.br.