A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão (Sumog), inicia a implantação da automação de cessão interna do servidor público pelo sistema E-doc. O mapeamento do processo começou pelas Secretarias de Educação e da Saúde, quando nessa segunda-feira, 19, técnicos da Seplag se reuniram com a equipe da saúde para apresentar o modelo de documento e funcionamento, assim como promover o treinamento da ferramenta.
Segundo a analista de processo de negócio da Seplag, Marlei Brito de Souza Leal, o mapeamento e implantação da automação de cessão do servidor fez com que o processo saísse do manual de papel para o virtual. “Toda documentação hoje desse processo passa a ser feita dentro da ferramenta E-doc tanto de quem solicita a cessão quanto de quem autoriza. Com isso, hoje não perdemos documentos físicos e nem perdemos tempo esperando o processo físico chegar”, comemora.
Segundo o analista de processo de negócio da Seplag, Francisco de Assis Oliveira, com a medida haverá ganhos para o Estado. “Sair de um processo que se trabalhava manualmente para um digital com assinatura eletrônica e com todos os documentos vão trazer benefícios tanto financeiro quanto de automação de processos. Haverá redução do uso de papel, de toner e combustível. O processo se tornará mais rápido e ainda estaremos de acordo com A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), que é um programa do governo federal para a administração estadual e municipal”, afirma.
O secretário da Seplag, Rosman Pereira, comemora a implantação do processo de cessão do servidor público do Estado pelos vários benefícios. Enfatiza que é mais um passo, mais um grande ganho do ponto de vista tecnológico de resultados que o governo passa a oferecer a administração pública.
Ressalta ainda que a Seplag vai fazer a implantação desse processo em todos os órgãos que compõem a administração pública estadual.